Uvas passas: um “boost” à sua saúde

Não se deixe enganar pelo aspeto: o consumo moderado de uvas passas vai fazer maravilhas pela sua saúde.

Uvas passas: um “boost” à sua saúde
Um punhado de uvas passas pode fazer maravilhas

São incontornáveis à mesa por altura da quadra festiva. Segundo a tradição, o ano novo deve ser celebrado com a ingestão de 12 uvas passas, uma por cada mês do ano: para os mais supersticiosos, esta é uma forma de garantir sorte ao longo de todo o ano. Mas os especialistas garantem que a ingestão de uvas passas traz inúmeros benefícios ao sistema imunológico.


Benefícios das uvas passas? São muitos


1. Regulam o intestino

Ricas em vitaminas e antioxidantes, as uvas passas são bastante nutritivas e ajudam à digestão. Sendo uma fonte de fibras, as uvas passas ajudam a eliminar as toxinas do corpo e a regular o intestino.



2. Ossos mais fortes

As uvas passas ajudam a fortalecer os ossos, já que são ricas em cálcio, e a prevenir gengivites e cáries nos dentes à conta do ácido oleanólico (uma excelente forma de combater doenças periodontais e a impedir o aparecimento de diversas bactéricas nocivas à saúde oral).



3. Acidez do organismo 

Devido ao magnésio e ao potássio, as uvas passas ajudam a diminuir a acidez do organismo e a prevenir doenças como a artrite e pedras nos rins. Assim sendo, ajudam a evitar as temidas cãibras, já que mantêm as articulações e os tendões em forma. 



4. Combate aos radicais livres

Os especialistas garantem, ainda, que graças aos antioxidantes e aos polifenois as uvas são aliadas no combate aos radicais livres responsáveis que promovem o desenvolvimento de diversos tipos de cancro. Assim sendo, o consumo de uvas passas é ainda benéfico para combater a doença de Alzheimer e a doença de Parkinson.



5. Fonte de energia

As uvas passas são uma excelente fonte de energia pois têm grandes quantidades de hidratos de carbono (ideais para quem pratica desporto de alta intensidade). 



6. Doenças Cardiovasculares

A comunidade científica tem dito até que o consumo de uvas passas ajuda a tratar doenças cardiovasculares à conta dos seus nutrientes e vitaminas (E, A, B1 e B2). 



7. Anemia

Sendo ricas em Cobre e Ferro, as uvas passas ajudam a tratar casos de anemia, já que promovem o desenvolvimento dos glóbulos vermelhos e estimulam a coagulação do sangue durante o período de cicatrização das feridas.



8. Líbido

O consumo de uvas passas ajuda até a regular o desejo sexual: a arginina, um dos aminoácidos encontrados nesta fruta, é considerada um estimulante natural e, por isso, ajuda a estimular a líbido.


Ainda assim, é importante ter em atenção que as uvas passas são ricas em açúcar, por isso, o seu consumo deve ser sempre moderado, principalmente para quem está a tentar emagrecer ou tem diabetes.

Veja também: