Plano de Saúde Medicare

Gratuito durante 6 meses!

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt

Saber mais

Vacina da gripe: quando, como e para quem

Em que consiste, quem deve tomar, qual o seu preço, onde pode adquirir...tudo o que vai ficar a saber sobre a vacina da gripe neste artigo.

Vacina da gripe: quando, como e para quem
Combata de vez os espirros e a febre!

A gripe é uma infeção das vias respiratórias provocada pelo vírus Influenza, responsável por surtos praticamente todos os anos na época do inverno. Já se constatou que quanto mais frio é o inverno, mais comum costumam ser os surtos de gripe.

O vírus transmite-se através de partículas de saliva de uma pessoa infetada, expelidas sobre­tudo através da tosse e dos espirros, mas tam­bém por contato direto, por exemplo, através das mãos.

Apesar de muito comum, a gripe é uma doença essencialmente benigna, possuindo uma taxa de mortalidade abaixo de 1%. No entanto, ela é altamente contagiosa e por isso pode infetar milhões de pessoas num curto espaço de tempo. Por todos este motivos, a vacina da gripe é uma medida de saúde pública, com especial incidência nos grupos de risco.


Sobre a vacina da gripe

 

O que é a vacina da gripe?

A vacina é composta por vírus inativos, que provocam no corpo a produção de anticorpos, uma reação normal do sistema imunitário de pessoas saudáveis para tentar eliminar um “invasor" causador de doença. Desta forma, as nossas defesas reconhecem o "inimigo" e neutralizam-no.

Sem grandes efeitos secundários ou reações adversas (não passam geralmente de um ligeiro inchaço e vermelhidão no local da picada), a vacina é uma medida relativamente segura.

 

Quando deve ser administrada?

A altura ideal para se vacinar contra a gripe será no início do Outono ou Novembro, idealmente até dezembro. A vacina da gripe apenas tem efeito para um ano, sendo necessário repeti-la  todos os anos. Isto porque a estirpe do virus pode sofrer alterações. Além disso, o facto de ter contraído o virus num ano específico, não significa que não o volte a apanhar.

 

Quem deve ser vacinado contra a gripe?

As recomendações da Direção-Geral da Saúde orientam os utentes para que a vacina seja administrada a um conjunto específico de cidadãos, que são aqueles que apresentam maior risco de sofrer complicações caso contraiam o vírus:

  • Pessoas com 65 e mais anos de idade, principal­mente se residirem em instituições;
  • Profissionais de saúde e prestadores de cuidados;
  • Deficientes acolhidos em lares e instituições;
  • Grávidas com gestação superior a 12 semanas;
  • As pessoas com mais de 6 meses de idade que sofram de:
    • Doenças crónicas dos pulmões, do coração, dos rins ou do fígado;
    • Diabetes em tratamento (comprimidos ou insulina); 
    • Outras doenças que diminuam a resistência às infeções.

Existe um grupo mínimo de pessoas que não deve ser vacinado contra a gripe: pessoas com alergia grave ao ovo ou que tenham tido uma reação alérgica grave a uma dose anterior de vacina contra a gripe.
 


Qual o preço da vacina da gripe?

Pessoas com 65 anos e pertencentes aos grupos de risco podem fazer a vacina gratuitamente nos centros de saúde, sem receita médica e sem pagar taxa moderadora.

Para os restantes cidadãos, a vacina pode ser comprada nas farmácias e mediante apresentação de receita. A vacina da gripe pode custar-lhe entre cerca de 3 e 4€.

Em algumas situações, a própria entidade patronal oferece como benefício aos seus funcionários a vacinação contra a gripe.

 

Como  guardar a vacina?

Após adquirida, a vacina deve ser administrada logo que possível. Caso a leve para casa, deve conservá-la intacta na embalagem, dentro do frigorífico, nas prateleiras do meio - entre +2º e +8ºC.


Já sabe, tome a vacina e previna-se da gripe!

Veja também: