Vacinação Internacional: vacinas exigidas por destino

Saiba tudo sobre Vacinação Internacional. Não deixe nenhuma dúvida por esclarecer e veja quais as vacinas exigidas para entrar em determinados países.

Vacinação Internacional: vacinas exigidas por destino
Saiba quais as vacinas que deve ter em dia para que destinos

A questão da Vacinação Internacional é de enorme importância e não pode nem deve ser ignorada. Se está a pensar realizar uma viagem para destinos como África, América Central, América do Sul e Ásia, terá que ter as vacinas em dia a tempo de seguir viagem.

Caso esteja a planear visitar a um país de clima tropical ou com doenças endémicas, e para que a questão da Vacinação Internacional não seja um impeditivo de embarcar à última da hora, recomendamos que agende antecipadamente, com 6 a 4 semanas antes da partida, uma consulta do viajante.

Vacinação Internacional – Quais as vacinas obrigatórias?

vacina e agulhaFonte da imagem: L’Indépendant

Existem apenas duas vacinas obrigatórias e sem elas os viajantes não conseguem entrar em certos países. São elas: Febre-amarela e a Meningite Meningocócica.

Vacina contra a Febre-amarela

vacina contra febre amarelaFonte da imagem: Diário do Amazonas

Informe-se antecipadamente se o país que vai visitar exige a apresentação do Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre-amarela, pois esta deverá ser administrada com uma antecedência mínima de 10 dias antes da viagem.

Esta vacina é exigida para destinos como a África, América Central e América do Sul, mais concretamente nos seguintes locais:

Benim, Burkina Faso, Camarões, Congo, Costa do Marfim, Gabão, Gana, Guiana Francesa, Libéria, Mali, Mauritânia, Niger, Ruanda, República Centro Africana, República Democrática do Congo, República de Angola, São Tomé e Príncipe e Togo.

Não é uma vacina recomendada para crianças com idade inferior a 9 meses. Os efeitos colaterais desta vacina incluem dor no local da injeção, rubor, nódoas negras, mal-estar geral, mialgias (dores musculares), diarreia, dores de cabeça, febre baixa ou fraqueza, podendo ocorrer durante dois ou três dias após a sua administração.

Esta vacina tem a validade de dez anos. É contraindicada para alérgicos às proteínas do ovo e para imunodeprimidos.

A Vacinação Internacional contra a Febre-amarela é efetuada apenas em Centros de Vacinação Internacional do SNS.

Vacina contra a Meningite Meningocócica

vacina medicaFonte da imagem: Reporter Sul

A Meningite meningocócica é uma doença séria cujos primeiros sintomas são febre e dores de cabeça, mas que pode evoluir drasticamente em poucas horas para a morte por coma cerebral. É provocada pela bactéria Neisseria meningitidis que, ao entrar no sangue ou no líquido cefalorraquidiano, origina uma infeção sistémica.

São alguns os países que não autorizam a entrada no seu território sem o Comprovativo de Vacinação contra outras doenças. No caso da Meningite Meningocócica, este Comprovativo de Vacinação é imposto pela Arábia Saudita e exigido a todos os que passem a fronteira entre o Sudão e o Egipto.

A vacinação contra a Febre Tifoide é igualmente obrigatória na passagem de fronteira entre estes dois países africanos. Esta vacina é também exigida aos peregrinos que se dirijam a Meca.

Ambas as vacinas são administradas na própria Consulta do Viajante, a consulta tem o valor simbólico de 5 euros e o custo associado de cada vacina é de 20 euros.

Vacina contra a Poliomielite

Se for visitar a Arábia Saudita, pode ser-lhe também exigida a vacina contra a Poliomielite, mas apenas caso seja proveniente de um dos quatro países onde o vírus é endémico – Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão.

Que outras vacinais são aconselhadas?

Dependendo de para onde for viajar, deve aconselhar-se nas consultas de Medicina das Viagens. Em função do destino, as vacinas mais indicadas são as que protegem contra as seguintes doenças: Cólera, Difteria, Encefalite Japonesa, Hepatite A e B, Gripe, Poliomielite, Raiva, Tétano e Febre Tifoide.

No entanto,  podemos associar algumas vacinas a determinadas regiões, sendo elas:

  • África: Hepatite A, Hepatite B , Raiva e Cólera
  • América do Sul e Central: Febre Tifoide, Hepatite A e B, Raiva
  • Ásia: Hepatite A e B, Encefalite Japonesa, Raiva, Febre Tifoide, Poliomielite e Raiva

Cuidados a ter

passaporte de portugalFonte da imagem: Jet Tourism

Procure informar-se com antecedência quanto a eventuais cuidados de saúde, como vacinação ou outras precauções especiais.

Informe-se quanto aos acordos de assistência médica que possam existir no país que vai visitar.

Onde se realizam as consultas de Medicina das Viagens?

Há consultas de Medicina das Viagens e Centros de Vacinação Internacional espalhados por todo o país, consulte a listagem.

Veja também: