PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

Vacinas do recém-nascido: quais são?

A vacinação do recém-nascido é uma forma de proteger o bebé contra determinadas doenças. Não deixe e se informar.

Vacinas do recém-nascido: quais são?
Proteja a saúde do seu bebé!

É fundamental estar informado sobre as vacinas do recém-nascido e perceber a importância desse ato não só para o bebé como para a comunidade.

A vacinação é a forma de proteger o ser humano contra determinadas doenças, através da inoculação intencional de micro-organismos causadores da doença. Estes micro-organismos são, contudo, alterados para que percam a virulência, mas que possam, ainda assim, induzir imunidade.


As vacinas do recém-nascido e o Plano Nacional de Vacinação

Os resultados de cinco décadas deste plano (PNV) são extremamente positivos, pois algumas doenças foram eliminadas no nosso país, outras foram atenuadas e houve uma redução significativa da mortalidade infantil. O PNV é gratuito, universal e utiliza vacinas eficazes, seguras e de qualidade.


Quais são as vacinas do recém nascido?


BCG 

Vacina contra a tuberculose. É administrada numa única dose após o nascimento do bebé.



VHB

Vacina contra a hepatite B. É administrada em três doses: nascimento, 2 meses e 6 meses.



Hib / DTPa / VIP

Vacina combinada contra infeções causadas por Haemophilus influenzae b, Difteria - Tétano - Tosse Convulsa, e Poliomielite. É administrada em três doses: 2 meses, 4 meses e 6 meses. 


Pn13

Vacina contra infeções por Streptococcus pneumoniae. É administrada em 3 doses: 2 meses, 4 meses e 12 meses.



MenC

Vacina contra infeções por Neisseria meningitidis C. É administrada numa única dose aos 12 meses.



VASPR

Vacina contra Sarampo-Parotidite epidémica-Rubéola. É administrada em duas doses: 12 meses e 5 anos.

Algumas das vacinas do recém-nascido aqui referidas são alvo de reforços em idades posteriores. Para informações mais detalhadas pode consultar o calendário do Programa Nacional de Vacinação.

Deve igualmente seguir os conselhos dos enfermeiros do Sistema Nacional de Saúde quando estes pedem para que aguarde na sala de espera (após a administração da vacina); podem ocorrer efeitos - como febre ou mau-estar - que serão prontamente avaliados pelos profissionais de saúde. 

As vacinas do recém-nascido, das crianças e da população em geral, além de protegerem o indivíduo, têm a capacidade de interromper a circulação dos micro-organismos entre pessoas - imunidade de grupo - e estes são os principais benefícios da vacinação em massa.

Algumas pessoas começam, hoje em dia, a questionar a importância das vacinas, e assistimos, inclusivamente, a movimentos que as desaconselham. Contudo, não devemos esquecer que se algumas doenças graves desapareceram ou reduziram a sua incidência drasticamente foi graças aos programas universais de vacinação e não devemos, por isso, colocar em risco a sua eficácia.

Veja também: