Vale a pena comprar um smartphone usado?

Será que vale mesmo a pena comprar um smartphone usado? Há certos riscos que deve considerar antes de o fazer.

Vale a pena comprar um smartphone usado?
Há prós e contras.

Comprar um smartphone usado pode ser a melhor decisão da sua vida. Mas também pode ser a pior. Porquê? Porque acarreta alguns riscos e obriga a um cuidado redobrado. O mais importante é comparar o custo e o benefício que poderá advir da compra. Será que vale mesmo a pena? Nós damos-lhe algumas dicas.
 

Quando não vale mesmo a pena

Comprar um smartphone usado traz alguns riscos associados. Principalmente quando a origem do produto está bastante distante do comprador… O facto de não poder testar ou experimentar o smartphone antes de efetivar a compra pode ser uma grande dor de cabeça. E um grande risco, ao mesmo tempo. Uma “lotaria” que aumenta ainda mais quando o preço se torna bastante apetecível.
O smartphone é mesmo bom e o preço é bastante reduzido? Desconfie sempre!
 

Então… quando é que vale a pena?

Em primeiro lugar, quando conhecemos o vendedor ou quando podemos testar o smartphone. Certo? É meio caminho andado para assegurar que a compra não acarreta grandes riscos.

Depois, quando a origem é bastante fidedigna. Há inúmeras lojas físicas que possuem perfis em sites como o eBay, a Amazon ou o OLX para venderem os seus produtos. Estes perfis costumam ter uma reputação assinalável e críticas bastante positivas. Se está a pensar em comprar um smartphone usado, esta deve ser uma das suas primeiras preocupações.

Tenha em conta que é melhor comprar numa loja do que a um particular… até porque estas, regra geral, oferecem garantia sobre o equipamento.

O estado do aparelho deve ser outra das grandes preocupações para quem pretende comprar um smartphone usado. É preciso avaliar as marcas externas, o estado físico do equipamento e as condições em que este se encontra. A bateria também é algo a ter em conta, uma vez que pode já estar bastante gasta e obrigar a uma despesa adicional.

Se precisar de um “guia”, nós já escrevemos um artigo com 6 cuidados a ter antes de comprar um smartphone usado.

Lembre-se sempre que comprar um smartphone usado pode oferecer uma experiência bastante diferente daquela que poderia ter se adquirisse um equipamento novo. Mas pode vale mesmo a pena tendo em conta a poupança para a sua carteira. Siga as nossas dicas e descubra o que é melhor para si.


Veja também: