Vale a pena instalar redutores de caudal?

Saiba se poupa o suficiente para compensar

Já ouviu falar de redutores de caudal? Estas pequenas maravilhas permitem-no poupar água sem qualquer esforço, podendo assim poupar e ajudar o planeta

Por norma, em casa, gastamos bem mais de 100 litros de água por dia, mesmo quando fazemos por manter as torneias fechadas para poupar água. Isto é um grande consumo de água, que não faz estragos apenas ao nível da sua carteira. Uma das medidas que pode utilizar para reduzir o consumo excessivo é colocar redutores de caudal nas torneiras de casa.
 

Valem a pena?

Regra geral, colocar redutores vale a pena, pois vai fazer com que poupe água sempre que usa a torneira, mesmo sem se aperceber que o está a fazer. Ao final do mês nota a diferença quando chega a conta, e o planeta agradece que o faça.

Com redutores de caudal, pode até vir a reduzir até 50% o consumo de água, tudo com um pequeno aparelho. Por norma, este aparelho custa apenas cerca de €5, o que quer dizer que dentro de pouco tempo passa a compensar o preço.

Um redutor pode durar muito tempo, a não ser que ataque a torneia com um martelo. Como tal revê em forma de poupança a pequena quantia que pagou, várias vezes. Com investimentos destes, o ordenado até passa a parecer maior.

Redutores de caudal podem ser comprados em lojas de bricolage, seja na internet ou fora dela. Aconselhamos a compra, visto ser um pequeno passo que permite não só poupar, mas também salvar o planeta. 

 
Proteja-se como consumidor - saiba como e onde pouparComeçar a poupar

Como funcionam os redutores

A magia dos redutores de caudal baseia-se no efeito venturi. Estes fazem com que no fluxo de água esteja incluido ar, diminuindo a quantidade de água que sai. Os redutores podem ser utilizados em todas as torneiras da sua casa, incluíndo no chuveiro.

Depois de os colocar, ao abrir a torneira, vai ver o mesmo fluxo de água a sair e vai verificar que a água estará com uma cor ligeiramente diferente. Isto é o ar que foi incorporado no fluxo, que veio substituir a água que está a ser poupada.

Para instalar redutores, a única coisa que precisa de fazer é desenroscar a peça na ponta da sua torneira, e enroscar o redutor. Está feito, e a partir de agora sempre que ligar a torneira, estará a poupar água e dinheiro.

Apesar de estes serem relativamente baratos, deve verificar qual o ideal para as suas torneiras, pois existem vários tipos. Pode poupar água com estes aparelhos incríveis, mas lembre-se que os seus hábitos são também muito importantes para a redução do consumo de água, que leva não só à poupança mas também ao bem do nosso planeta. Os redutores são apenas uma ajuda.
Comece já a poupar o seu orçamento de gastos inúteis >>
Veja também: