Vale a pena investir em ouro?

O investimento em ouro tem sido cada vez mais popular. O ouro é visto como um porto seguro e tem algumas vantagens. No entanto, o ouro não paga rendimentos periódicos…

Vale a pena investir em ouro?
O valor do ouro depende muito da aversão ao risco!

Espaços coworking para pequenas empresas e freelancers

A procura pelo conhecimento relativo ao investimento em ouro tem ganho um novo relevo com a crise económica e financeira que o mundo dito desenvolvido tem atravessado. Historicamente, em momentos de dificuldade económica e aversão ao risco, o metal dourado tem registado um bom desempenho de mercado. Neste artigo iremos focar nas vantagens e desvantagens do investimento em ouro.
 

Vantagens

Ouro é visto como porto seguro. A procura pelo investimento em ouro intensifica-se em momentos de crise económica. O valor deste metal tem esta mais relacionado com a aversão e tomada de risco do que com as dinâmicas da oferta e da procura. Assim, saiba que se o pânico voltar ao mercado o ouro deverá ter um desempenho positivo.
 

Desvantagens

Um dos grandes inconvenientes do investimento em ouro consiste no facto de os ganhos potenciais estarem apenas relacionados com a valorização deste ativo. O ouro não gera rendimentos, como os dividendos nas ações, os juros nos depósitos a prazo ou os cupões nas obrigações.
 

Opções de investimento

Caso queira que a sua carteira de investimento esteja exposta ao ouro, poderá consegui-lo através de:
  • Compra de ações de empresas cujas atividades estejam relacionadas com o ouro (como por exemplo empresas extratoras ou empresas de luxo);
  • Compra de futuros da matéria-prima;
  • Compra de barras de ouro, com os inconvenientes da armazenagem e do transporte.
 

Resta perguntar, vale a pena investir em ouro?

O desempenho histórico das matérias-primas não tem comparado muito favoravelmente com a valorização de outros ativos, como as ações. Apesar disto, e caso deseje investir neste ativo, sugerimos que se coloque um conjunto de questões:
  • Sei as variáveis que afetam o preço do ouro?
  • Quais os motivos que deverão levar o ouro a valorizar?
  • Estou confortável se este investimento desvalorizar?
 
Respondidas as questões e sendo conhecedor das vantagens e desvantagens do investimento em ouro, estará já em condições de tomar uma decisão.
 
Leia também: