Férias: vale a pena levar as crianças a sítios novos?

Está a planear férias com os mais pequenos? Dizemos-lhe se vale a pena levar as crianças a sítios novos. Tudo para que a sua viagem em família seja um sucesso.

Férias: vale a pena levar as crianças a sítios novos?
Pense nos mais novos ao escolher o destino

A escolha do destino em função das crianças pode ser fundamental para umas férias tranquilas. No entanto, os miúdos não são todos iguais. Vale a pena levar as crianças a sítios novos? Será que que eles valorizam uma viagem longa? Ou será que preferem umas férias pacatas num local que já conhecem bem?

Estas dúvidas surgem sempre na hora de escolher o local perfeito para as férias. Neste artigo vamos ajudá-lo a escolher um destino sem receio e a usufruir ao máximo dos seus dias de descanso em família.

Levar as crianças a sítios novos: tudo o que precisa de saber

A idade das crianças

porto santo destino familiar

Apesar de num primeiro momento não ajudar muito, a resposta inicial à pergunta do título tem de ser: “depende”. De facto, as crianças e as famílias são todas diferentes. Nem todos os destinos encaixam em todos os clãs e se há miúdos que vibram com visitas a monumentos históricos, outros há que só querem praia. Um dos primeiros fatores a pesar na escolha do destino deve ser a idade dos mais novos.

Para crianças com menos de um ano, aconselhamos destinos que não exijam viagens de avião longas, onde o calor seja moderado e onde não haja constrangimentos ao nível da alimentação.

Para crianças até aos seis anos, sugerimos locais onde fazer praia seja a atividade principal, mas a partir dessa idade, e dependendo do estilo de férias apreciado pela família, as viagens já podem ter alguma componente cultural.

Destinos sugeridos: Porto Santo ou Maiorca

Consulte todos os programas de férias TopAtlântico >>

O tipo de família

familia aventureira

Se a sua família costuma aproveitar os fins de semana para escapadinhas e visitas culturais, é natural que os seus filhos apreciem esse tipo de descobertas e estejam ávidos de novas aventuras. Se, por outro lado, os compromissos que tem durante o ano não lhe permitiram passar tanto tempo em família como gostaria, talvez seja importante aproveitar as férias de forma particularmente relaxada e tranquila.

Destinos sugeridos: Douro, Malta ou Gran Canaria

Ter amigos na hora da brincadeira

a importancia dos amigos nas ferias

O desconhecimento sobre um sítio novo pode assustar os mais novos ao início, mas não se esqueça de que as crianças têm um poder de adaptação superior ao que muitas vezes pensamos. Para muitos miúdos, mais importante do que ser um local que já conhecem ou uma estreia, é saber se vão ter amigos com quem brincar.

Por mais estranho e longínquo que seja o destino, se lhes disser que vão com aqueles casais amigos cujos filhos eles já conhecem, o entusiasmo vai ser muito maior. Pondere por isso fazer férias com familiares ou amigos e os filhos destes. Levar um amigo do seu filho consigo, apesar de acarretar responsabilidade, pode ser também a solução para umas férias perfeitas.

Destinos sugeridos: Brasil ou Cabo Verde

Veja todos os programas de férias TopAtlântico >>

A importância do hotel

 Blue Bay Grand Esmeralda Riviera Maya

Fonte da imagem: Blue Bay Grand Esmeralda

Os miúdos precisam de espaço. Adoram piscina. E, sobretudo a partir dos seis ou sete anos de idade, quanto maior e mais serviços oferecer o hotel, melhor! Se estava a pensar num hotel de charme, com poucos quartos e muita exclusividade para as suas férias em família, é melhor pensar de novo.

Os resorts de média e grande dimensão deixam os mais novos maravilhados. Muitos deles oferecem animação diária e direcionada para as crianças e até serviços de baby-sitting.

Nestes locais, os miúdos têm mais opções para se entreter e a oportunidade de fazerem amigos é também maior. O regime de Tudo Incluído, então, faz as delícias dos mais novos, sobretudo se os hotéis tiverem vários restaurantes e bares. Este tipo de alojamento disponibiliza ainda serviços médicos e outras comodidades que podem fazer a diferença numas férias em família.

Destinos sugeridos: Riviera Maya (México), Cruzeiro pelas Caraíbas ou pelas Ilhas gregas.

Consulte os programas de férias TopAtlântico para este verão >>

cruzeiro em familia

Fonte da imagem: Carnival Cruises

Como vê, levar as crianças a sítios novos pode ser sinónimo de férias fantásticas para todos, só precisa de escolher de acordo com o perfil da sua família! Se prefere repetir o destino, opte por um novo hotel ou uma zona diferente e acrescente assim algo de novo às suas férias. Boa viagem!

Veja também: