Vale a pena optar por uma embraiagem reforçada?

Para quem usa o carro para mais do que umas voltas ao domingo, a embraiagem reforçada  é uma opção pode, ou não, valer a pena. Veja porquê.

Vale a pena optar por uma embraiagem reforçada?
Saiba se vale a pena considerar a opção

Poupe em média mais de 250€ por ano com o seu Seguro AutomóvelSe está a pensar fazer umas alterações ao seu carro - como aumentar a potência - haverá uma altura em que precisa de decidir se arranja uma embraiagem reforçada, se opta por substituir a sua de origem, ou por outra opção.

A verdade é que a embraiagem é um elemento crucial do seu carro, e se toma a decisão errada pode acabar por ter de ligar a amigos a pedir ajuda para pagar a conta do mecânico.
 

Quais são as vantagens?

Uma embraiagem reforçada aguenta com uma maior potência sem patinar – tendo também os seus limites. Se reforçar, a embraiagem não só aguenta com uma maior potência mas terá também uma maior flexibilidade, deixando-o fazer alterações ao seu carro com maior liberdade.

Ao aumentar a potência do seu veículo está a fazer com que a embraiagem tenha de se manter ao mesmo nível, senão pode acabar por mandá-la à vida. A grande vantagem é a de ser menos provável ter que ir ao mecânico depois de deixar de conseguir trocar a mudança algures na estrada (por ter dado cabo de embraiagem).

O reforço também aumenta a longevidade da embraiagem, e facilita a tarefa de fazer inveja aos amigos. Afinal, todos gostamos do estilo de um carro potente.

 

Vale a pena reforçar?

Se utilizar o carro para puxar barcos atrelados, para fazer umas corridas de vez em quando ou qualquer outro tipo de comportamento que puxe muito pela  embraiagem , pode acabar por valer a pena optar por uma embraiagem reforçada. Nestes casos pode ser a melhor solução, tanto pelo carro como pela carteira.

Ter a embraiagem reforçada vale a pena em carros reprogramados para ficarem ainda com maior longevidade e aguentarem com maior potência. Se vale a pena ou não, depende do uso que dá à sua embraiagem.

Para ter a certeza, o melhor que tem a fazer é um telefonema ao seu mecânico. Este saberá se vai, ou não, valer a pena.

 

Cuidados a ter

Se estiver a pensar em reforçar, fale com o seu mecânico acerca das alterações e do que pretende com o reforço. Seja específico e peça a opinião do profissional. Dependendo da situação poderá, ou não, valer a pena.

Se decidir reforçar certifique-se de que o faz numa oficina de confiança, profissional e que não lhe meta a mão no bolso. Se o trabalho estiver mal feito, vai sentir as consequências. Nestes casos mais valia não fazer nada, visto que pode ser o mesmo que deitar dinheiro ao rio.

Antes de tomar uma decisão, peça opiniões acerca de diferentes oficinas, e contacte as mesmas até ficar realmente convencido. Não é aconselhável fazer o trabalho você mesmo.

Um Seguro Auto feito á sua medida!


Veja também: