7 vantagens de andar de mota

Descubra as principais vantagens de andar de mota; na cidade ou para fazer uma longa viagem.

7 vantagens de andar de mota
Evite as filas ao conduzir uma mota

Muitas pessoas aliviam o stress a andar de mota pelas estradas ou no campo. A mota é um veículo a motor de duas rodas que proporciona uma sensação única de liberdade. Contudo, os benefícios da atividade não se concentram apenas em desanuviar a cabeça.

Há muitas outras vantagens para os amantes das duas rodas, tanto para a saúde quanto para o bolso. Descubra 7 vantagens para quem realiza várias viagens e utiliza esta máquina como meio de transporte.

Mas tenha em atenção que uma moto não é um carro e, como tal, deve respeitar todos os que se encontram nas vias públicas para que também seja respeitado.

7 vantagens de andar de mota

1. Ganhar tempo

Em horas de muito trânsito a mota torna-se no veículo mais rápido entre todos os outros, permitindo economizar tempo. É por este motivo que muitas empresas optam por contratar motociclistas para realizarem as suas entregas. Se gosta de andar de mota então acredite que mesmo quando o tráfego está intenso e há filas de automóveis parados ou a andar lentamente, a sua vantagem é que vai conseguir passar entre eles.

2. Fácil de conduzir e estacionar

As motas são muito fáceis de ser conduzidas. Dentro dos vários tipos de motos que existem no mercado, há algumas em que só precisa de ter atenção ao acelerador e ao travão e deixar-se guiar confortavelmente sentado no assento da sua viatura de duas rodas. Quando vai estacionar, seja qual for o tamanho da mota, são quase sempre menores que outros veículos motorizados, o que facilita o estacionamento pois cabem em quase todos os lugares.

3. Baixo investimento e manutenção

No geral, comprar uma mota fica muito mais em conta do que adquirir um carro, mesmo quando comparadas aos modelos de veículos de baixa gama. Além disso, a sua manutenção não pesa tanto na carteira. Isto porque a mão de obra e as peças têm um valor menor quando comparados aos dos automóveis.

4. Economia de combustível e menos poluentes no ar

Uma moto com uma cilindra de 150 cm3 pode andar mais de 30 quilómetros com apenas um litro de combustível, enquanto um carro mesmo que económico faz até 10 quilómetros com a mesma quantidade de combustível. Além disso, por consumir menos também polui menos a atmosfera. Por norma, as motos são mais amigas do ambiente do que os carros, especialmente as de cilindrada 125 que lançam menos toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera.

M

5. Atividade cerebral e contato com a Natureza

Segundo um estudo do neurocientista japonês Ryuta Kawashima, em comparação com os condutores de automóveis, as funções cognitivas dos pilotos de motas são beneficiadas. Isto porque conduzir uma mota requer um alto nível de atenção, o que estimula o cérebro e melhora o seu funcionamento. Aliás, alguns especialistas comparam a actividade de andar de mota a uma experiência semelhante à meditação, uma vez que proporciona bem-estar aos pilotos.

A mota dá uma grande sensação de liberdade e de independência e permite ao motociclista contactar diretamente com a Natureza. É de realçar que a moto também oferece muita adrenalina, característica essa que é bastante apreciada por todos os apaixonados por motas.

6. Queima calorias e fortalece os músculos

Sabia que numa hora, andar de moto gasta cerca de 150 calorias? E se estiver a praticar motocross este número aumenta para 400 calorias. Já os pilotos de motociclismo queimam 600 calorias a cada hora durante treinos e corridas. Andar de mota fortalece a musculatura do motociclista devido ao esforço que faz ao dirigir contra o vento, a manter o peso e o equilíbrio da mota e ainda realizar as manobras necessárias. Se o condutor dirigir com a postura correta a zona lombar e abdominal são beneficiadas e fortalecidas.

7. Oferece uma maior individualidade e personalidade

As pessoas que se deslocam de mota tornam-se mais independentes. Normalmente, a sua mota e o capacete (ou outros materiais) são o espelho da sua imagem e refletem a sua personalidade. Guie com precaução e aproveite os benefícios de andar de mota.

Veja também: