Vantagens e desvantagens da tecnologia

Já parou um bocado para pensar nas vantagens e desvantagens da tecnologia? Não seria melhor voltar aos tempos antigos?

Vantagens e desvantagens da tecnologia
Concorda com tudo?

A tecnologia está em todo o lado. Aliás, foi ela que acabou por revolucionar a forma como vivemos. Hoje em dia, dificilmente encontramos um lugar onde não exista tecnologia. E se esse lugar existe, quando lá vamos acabamos por levar a tecnologia connosco. Nem que seja num bolso…
Conheça diversas vantagens e desvantagens da tecnologia e fique a pensar se a evolução tem sido benéfica para nós.

Vantagens da tecnologia

O filósofo Marshall McLuhan introduziu o termo “Aldeia Global” com o objetivo de explicar a influência que a tecnologia tem vindo a ter no nosso mundo e na nossa sociedade. Um termo criado há mais de 50 anos que servia para provar que a tecnologia encurtava distâncias. O telefone, a rádio, a televisão, o cinema, o telemóvel, o smartphone, o computador… E por fim? A Internet. Tudo está à distância de um clique.

Mas as vantagens não ficam por aqui. A forma como a nossa vida acabou por ser facilitada está à vista de todos nós. Máquinas de lavar a roupa e a louça para poupar trabalho nas tarefas domésticas, carros, barcos, comboios e aviões para longas deslocações… o que é que podemos querer mais?

Desvantagens

A tecnologia acaba por nos tornar, de certa forma, preguiçosos. As gerações habituadas a atividades mais rústicas estão a desaparecer e com elas muitas das tradições e do saber antigo. Para além disso, tornou-se impossível viver sem a criação de uma identidade online.
A quantidade de informação com que somos “bombardeados” é imensa e torna-se complicado filtrar a verdade da mentira. Muitas são as histórias que não têm fundamento mas que acabam por ganhar grande visibilidade nas redes sociais.

A privacidade também é cada vez menor. Estamos constantemente ligados à internet e a mostrar aos outros o que andamos a fazer, a comer, a jogar, a ver…

A Inteligência Artificial pode vir a substituir o trabalho humano. Até aí tudo bem… ninguém terá de trabalhar. Mas como é que se gere uma sociedade de não-trabalhadores? E quem é que vai controlar (trabalhar) para manter e desenvolver mais Inteligência Artificial? Nos próximos anos, os números do desemprego deverão aumentar… por causa da evolução da tecnologia.

Por fim, a perda de intimidade. As pessoas estão cada vez mais presas aos ecrãs dos seus dispositivos e têm-se esquecido que não há melhor rede social do que uma mesa de café. Há até quem não exista fora do seu computador ou do seu smartphone…

Veja também: