Vantagens e desvantagens de ser empreendedor

Sempre sonhou com a ideia de empreender e criar um negócio seu? Conheça aqui todas as vantagens e desvantagens de ser empreendedor.

Vantagens e desvantagens de ser empreendedor
Prós e contras de empreender

A ajuda que precisa para o arranque do seu novo negócio está aquiConstituir uma empresa e começar um negócio não é, de todo, tarefa fácil, mas é algo que, com espírito empreendedor, empenho e muita dedicação, pode ser concretizado!

Se está desempregado e/ou cansado de trabalhar para concretizar os sonhos dos outros, saiba quais as vantagens e desvantagens de ser empreendedor. Depois, está na hora de começar a realizar o(s) seu(s) próprio(s) sonho(s)!


Vantagens de ser empreendedor


1. Maior Liberdade e autonomia

O seu tempo irá ser gerido por si, de acordo com o que considerar conveniente. Tendo em conta que será livre para fazer o que realmente gosta, poderá conseguir um aumento da sua qualidade de vida. O fato de fazer aquilo que realmente gosta é o motor impulsionador que o levará a manter o foco.



2. Horários flexíveis

Trabalhar por conta própria permite-lhe estabelecer horários de trabalho flexíveis. Normalmente, as horas efetivas de trabalho tendem a ser muito mais produtivas do que as horas de trabalho num ambiente “tradicional” de empresa, o que significa que poderá trabalhar menos horas, ou nas alturas em que considera ser mais produtivo, e mesmo assim conseguir fazer o mesmo trabalho que faria para um empregador nas horas de trabalho estipuladas.

Num período inicial, é natural que as horas de trabalho sejam as mesmas (ou até mais!) do que para um empregador, não se pode esquecer de que está a trabalhar para o seu sonho e que a concretização do mesmo requer trabalho. Se for bem-sucedido, poderá contratar pessoal, no futuro, e aproveitar o seu tempo para desfrutar da vida.



3. Paixão pelo que faz

É muito mais fácil manter-se motivado a fazer aquilo que gosta. A lutar por um sonho seu e a construir o seu império. Claro que nem todos os dias serão fáceis nem todas as tarefas prazerosas, mas focando-se no seu objetivo principal irá conseguir encontrar sempre motivação para continuar.



4. Estabilidade

Ao começar um negócio seu, não terá de ficar dependente de orientações e/ou capital de outros, podendo assumir compromissos a longo prazo e definir as diretrizes para o crescimento do seu negócio, ajudando a que a cultura e valores da empresa permaneçam estáveis e sólidos.



5. Rendimentos/Lucros

É certo que necessita de um investimento inicial, no entanto, pode gerar grandes rendimentos e lucros. Ao contrário do que acontece quando trabalha para outros e recebe um salário pré-definido, que dificilmente aumentará, no seu negócio pessoal poderá ganhar grandes somas de dinheiro, correspondentes à dedicação e esforço colocados no negócio.

Se tiver visão, garra, foco, determinação e vontade de empreender, verá que terá sucesso na criação do seu negócio.


Desvantagens de ser empreendedor


1. Investimento inicial

Uma das principais desvantagens é, obviamente, a necessidade de investimento inicial, quer para infraestrutura, quer para material. Tenha em mente que será um ponto ao qual muito dificilmente conseguirá escapar.



2. Risco

Todos os negócios têm riscos associados e é por isso que é extremamente necessário que esteja preparado para eventuais imprevistos e/ou obstáculos, de modo a que os possa resolver com otimismo.



3. Horário

Uma das maiores vantagens é a possibilidade de horários flexíveis e de serem organizados por si, no entanto, lembre-se que, para ser bem-sucedido, é necessário que se dedique a 100%, o que fará com que, muitas vezes, tenha um ritmo muito exigente de trabalho. Não se assuste, essa dedicação irá, certamente, dar frutos.

Não se esqueça também de que, ao criar o seu negócio, poderá estar a criar emprego, no futuro, bem como contribuir para o desenvolvimento do seu país. Torne-se o patrão que não teve, de modo a garantir trabalhadores motivados e que trabalhem para o ajudar a concretizar os seus sonhos.
Precisa de dinheiro para começar um novo negócio? Agora é fácil! >>
Veja também: