5 vantagens e desvantagens de trabalhar numa pequena empresa

Conheça as vantagens e desvantagens de trabalhar numa pequena empresa.

5 vantagens e desvantagens de trabalhar numa pequena empresa
Ajudamos na sua decisão

Diferentes contextos de trabalho oferecem diferentes oportunidades de progressão na carreira; as pequenas empresas podem não proporcionar oportunidades de ascenção profissional acelerada, mas decerto compensam em autonomia técnica e bom ambiente de trabalho. Conheça as vantagens e desvantagens de trabalhar numa pequena empresa!


Trabalhar numa pequena empresa

Convém saber que mais de noventa por cento do tecido empresarial português é composto por micro e pequenas empresas. Assim, convém conhecer as vantagens e desvantagens de trabalhar numa pequena empresa e compreender o seu funcionamento, pois é possível que amanhã se veja como colaborador de uma delas.



Vantagens de trabalhar numa pequena empresa


Informalidade

Uma das vantagens de trabalhar numa pequena empresa é, sem dúvida, a informalidade e descontração que se criam à medida que os poucos elementos que a constituem se vão entrosando. Se se identifica com ambientes de trabalho em que tem a possibilidade de conhecer bem todos os elementos da equipa, as pequenas empresas poderão ser ideais para si.


Possibilidade de inovar

Nas pequenas empresas é mais fácil inovar e propor novos procedimentos ou formas inovadoras de prestar os mesmos serviços ou produzir os mesmos produtos. Cada trabalhador insere-se num conjunto relativamente pequeno de outros colaboradores, logo, o seu poder de influência e persuasão para inovar é muito maior.


Mindset de “Tribo”

Muitas vezes as pequenas empresas têm aquilo a que se chama de mindset de tribo: união extrema entre todos, empresas em que todos vestem a camisola e fazem um employer branding excelente, comunicando entusiasticamente a marca para o exterior. Imagina-se a ir ao cinema com os seus colegas de trabalho? Então talvez se encaixasse num contexto laboral semelhante a este!


Visibilidade dos resultados atingidos

Como há poucas pessoas a trabalhar na empresa, torna-se fácil perceber que um dado resultado foi atingido devido à ação de um trabalhador. Se os resultados forem bons, tanto melhor!


Multitasking

As pequenas empresas sobrevivem com poucos recursos humanos, e assim cada trabalhador faz mais do que aquilo que está designado no seu contrato de trabalho. Isto pode ser visto como uma desvantagem, mas a verdade é que para os trabalhadores em início de carreira pode representar uma valiosa oportunidade de aprender e diversificar as competências do CV.



Desvantagens de trabalhar numa pequena empresa


Dificuldade para entrar

As pequenas empresas podem não ter capital para investir em anúncios de emprego publicados no jornal. Poderão preferir contratar por referenciação, o que dificulta, para o candidato, a identificação de oportunidades e a candidatura atempada às mesmas.


Inexistência de especialização das funções de gestão

Como têm poucos colaboradores, geralmente não existem departamentos especializados nas funções de gestão. Por exemplo, as pequenas empresas não costumam ter um departamento de Recursos Humanos ou um departamento de Marketing. A gestão das pessoas, da formação, a elaboração de contratos, a publicidade e a comunicação da empresa podem estar entregues ao Diretor ou a outros funcionários da empresa., podendo ser feitas com menos qualidade.


Mindset de “Família”

Muitas pequenas empresas são empresas familiares. Geralmente, são empresas com décadas de existência na posse de uma mesma família, sendo o seu funcionamento marcado por uma forte hierarquia e pela imposição das tradições. Não é fácil inovar num contexto profissional deste tipo!


Dificuldade em progredir na carreira

Por serem pequenas, podem apresentar muito poucas oportunidades de progressão na carreira.


Ter de lutar pela sobrevivência

As pequenas empresas sobrevivem à custa dos seus clientes. Todos os dias, as trocas comerciais que efetuam é que vão assegurar – ou não – o salário que cada um vai receber. Como pode imaginar, as vendas estão sujeitas a enormes variações. Está realmente preparado para fazer o seu salário depender de quantos clientes entrarem pela porta hoje?

Estas são algumas das vantagens e desvantagens de trabalhar numa pequena empresa. Pense bem acerca dos seus objetivos de carreira antes de fazer as suas candidaturas!

Veja também:

Continuar a Ler