Vantagens e desvantagens do coworking

As vantagens e desvantangens do coworking… será que vale mesmo a pena esta partilha de recursos?

Vantagens e desvantagens do coworking
O coworking tem muito que se lhe diga!

A ajuda que precisa para o arranque do seu novo negócio está aquiO coworking já é um fenómeno em Portugal e os espaços de trabalho “partilhado” têm aparecido como cogumelos. Há vantagens, claro, mas como em tudo na vida também há alguns mas… Conheça vantagens e desvantagens do coworking e, se possível, fale-nos também da sua experiência! É que isto parece tudo muito bonito mas não há nada como ouvir quem convive diariamente num ambiente destes.
 

Vamos começar pelos pontos positivos do coworking

 

1. Criatividade

Qualquer trabalhador da criatividade já teve bloqueios. Em casa há muito poucas soluções para este problema. Num espaço partilhado de trabalho pode pedir alguma ajuda e receber ideias novas e válidas.

 

2. Companhia

Estar sozinho não é bom para os níveis de motivação. Ter companhia, ainda que nada tenha a ver com o que está a fazer pode ajudar a mantê-lo focado e empenhado.

 

3. Motivação

Claro, lá está. Relacionar-se com outras pessoas ajuda a manter uma atitude mais ativa – pelo menos veste roupa de manhã e esforça-se por manter uma postura mais positiva. Isso vai influenciar muitos aspetos da sua vida.

 

4. Produtividade

Uma pessoa motivada produz mais e melhor. Ter um horário e saber que se está a pagar para ter aquele espaço faz qualquer pessoa levantar-se de manhã e ir trabalhar a horas. Diga adeus à preguiça, portanto.

 

5. Despesas

Menos despesas, queremos nós dizer. Quantas mais pessoas trabalharem no mesmo espaço, menos terá de pagar pelas despesas comuns: aluguer, eletricidade, telefone e internet, por exemplo.

 

6. Networking

Quanto maior é o contacto com outras pessoas, maior tende a ser a sua rede de contactos. Ora, se trabalhar todos os dias ao lado de empresas completamente diferentes da sua, a sua rede de contactos pode crescer exponencialmente.

 

Mas há desvantagens...

 

1. Privacidade

É quase escusado dizer que num espaço partilhado o nível de privacidade diminui drasticamente. Se este for um aspeto fundamental para a sua eficiência, talvez seja melhor ficar por casa.

 

2. Distrações

Em casa há a televisão, o sofá, aquela janela por limpar… mas quando se está num espaço de coworking também existem distrações – há colegas de trabalho que fazem e recebem telefonemas, há conversas, há visitas...

 

3. Espaço

Na sua sala cada um manda no espaço que tem. Num espaço partilhado de trabalho, encontrar um cantinho para guardar materiais necessários pode tornar-se mais difícil.

 

4. Despesas

Sair de casa faz logo aumentar o orçamento pessoal. Tem de ter em conta a alimentação, o transporte, o estacionamento e o aluguer do espaço de coworking, claro.

 

5. Deslocações

Já que falámos de despesas de transporte, falamos das deslocações, já que estas empresas se encontram, normalmente, em cidades mais centrais, maiores…

 

6. Horários

Não há cá horas extra. O horário é, normalmente, fixo e, nos casos em que é possível não ter um horário, o preço do aluguer do espaço aumenta exponencialmente.
Precisa de dinheiro para começar um novo negócio? Agora é fácil! >>
Veja também: