As vantagens e desvantagens do GPL Auto

Decidimos dar uma vista de olhos às vantagens e desvantagens do GPL para o ajudar a perceber se este é ou não uma boa alternativa à gasolina.

As vantagens e desvantagens do GPL Auto
Será realmente um bom combustível alternativo?

As vantagens e desvantagens do GPL (Gás de petróleo liquefeito) Auto são algo a considerar, especialmente numa altura em que os preços da gasolina continuam a subir. Não podemos, no entanto, tomar uma decisão com base na simples diferença de preços, portanto vamos ver os prós e os contras.
 

Vantagens do GPL

 

1. O preço

Nos últimos anos a gasolina tem subido drasticamente de preço, e não parece querer parar de subir no futuro. Os preços do GPL Auto são praticamente o melhor argumento que podemos usar nas vantagens e desvantagens do GPL.

Na altura em que o artigo foi escrito o preço está quase a menos de metade do da gasolina (em média, cerca de €0,57/litro de GPL Auto e €1,39/litro de gasolina sem chumbo 95).

Apesar do consumo de combustível ser maior com alguns kits, a diferença de preços continua a compensar, permitindo uma poupança de mais de 50%.
 

2. Combustível amigo do ambiente

GPL Auto é um tipo de combustível amigo do ambiente, com reduções enormes em termos de poluição face a outros combustíveis. Chega até a ter uma redução de 85% de emissões de gases nocivos face à gasolina, e de 90% de emissões de óxidos de azoto face ao gasóleo.
 

3. Não há perdas no desempenho

Há uns anos atrás, quando os carros a GPL ainda estavam a dar os seus primeiros passos, a diferença em termos de desempenho era notável. Hoje em dia, a última geração de veículos a GPL pode até dar uma coça à maioria dos carros a gasolina. Os kits de 2ª geração são fabricados de acordo com as necessidades de cada motor, e podem implicar maiores custos na conversão a GPL.
 

4. Não é menos seguro

Entre as vantagens e desvantagens do GPL muitos iriam argumentar que é um combustível menos seguro, mas temos que discordar. Se converter o seu carro a GPL numa oficina credenciada e especializada não há nada a temer, visto que estas têm o conhecimento necessário para garantir a sua segurança na estrada depois de um trabalho bem feito.


 

Desvantagens do GPL

 

1. A conversão sai cara

Dentro das vantagens e vantagens do GPL o preço é o fator com maior peso, não só porque se poupa em combustível, mas também porque se gasta e muito a converter a viatura a GPL. Pode-se também optar por comprar uma viatura nova a GPL, mas acaba por sair em força do bolso de qualquer maneira.
 

2. Pouca acessibilidade

O GPL ainda é um combustível que não se popularizou tanto quanto a gasolina e o gasóleo. Como tal, não existem tantos postos de abastecimento para este como para os outros, podendo mesmo ser um desafio reabastecer em algumas zonas do território nacional.
 

3. Menor alcance

Tendo em conta que existem menos postos de abastecimento de GPL do que de outros combustíveis, podemos concluir que viagens longas podem ser um desafio se o destino não for em zonas recheadas de postos. Outro fator a considerar é que existe menos energia num litro de GPL do que num litro de gasolina, o que significa que o alcance de um veículo a GPL é cerca e 14%, mais curto do que de um a gasolina.

Com o tempo e com a vinda de novas tecnologias, as vantagens e desvantagens do GPL vão mudando. Há uns anos atrás algumas das vantagens de hoje eram desvantagens. No futuro, as coisas podem vir a mudar.
 
A LOGO está a dar 2 meses de seguro automóvel grátis. Vai perder esta oferta?

Veja também: