AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Vantagens e desvantagens do trabalho por turnos

Como em todos os regimes laborais, há vantagens e desvantagens associadas. Conheça o melhor e o pior do trabalho por turnos.

Vantagens e desvantagens do trabalho por turnos
O trabalho por turnos compensa?

As novas necessidades das empresas, bem como a evolução tecnológica têm sido dois grandes potenciadores do aumento do regime de trabalho por turnos. Sabe-se hoje em dia que há cada vez mais pessoas a trabalhar neste regime, o que faz com que sejam alterados hábitos de vida, de sono, alimentares, entre outros. Mas, ao contrário do que se pensa, nem tudo é mau no trabalho por turnos. Há vantagens e desvantagens associadas ao trabalho por turnos e a este estilo de vida que foge um pouco à regra mas, por outro lado, é cada vez mais comum.


Vantagens:


1. Rotina diferente

O trabalho por turnos permite que haja uma rotina diferente da habitual, que pode ir mudando consoante o turno em que o trabalhador for colocado. Fugir à rotina permite ter hábitos diferentes, andar ao contrário do trânsito, fugir às horas de ponta e, por outro lado, ter horários mais flexíveis que tornam a vida um pouco menos difícil, principalmente quando é preciso tratar de assuntos em instituições que só estão abertas entre o período das 9h às 19h.

2. Mais tempo com os filhos

Não que os pais que tenham um horário convencional não tenham tempo com os filhos, mas a verdade é que quem trabalha por turnos pode conseguir um acompanhamento maior, seja na facilidade de ir buscar à escola, de aproveitar o final do dia, de acompanhar os trabalhos de casa, entre outras vantagens. Os horários do trabalho por turnos permitem uma flexibilidade maior o que, a nível familiar, traz inúmeras vantagens.

3. Financeiramente

Os trabalhadores por turnos têm direito, por lei, a um subsídio de turno. Por exemplo, se o turno for no horário noturno, o trabalhador pode vir a ser compensado financeiramente, o que se torna uma clara vantagem para quem exerce a sua profissão neste regime.


Desvantagens:


1. Menos tempo com os amigos

Se por um lado o trabalho por turnos pode permitir um maior acompanhamento dos filhos e da família, por outro lado vai reduzir um pouco o tempo com os amigos, principalmente aqueles que trabalham no horário convencional. Desta forma, será mais difícil conciliar horários, marcar jantares ou almoços. Este factor sente-se mais ao fim-de-semana, quando na maioria das vezes o trabalhador por turnos está a trabalhar enquanto os amigos estarão a usufruir do fim-de-semana.

2. Perturbações no sono

Uma das desvantagens mais prementes têm que ver com as alterações dos hábitos do sono. Trabalhar por turnos significa ter horários diferentes dos habituais e significa, também, ter horários de trabalho rotativos. Estas alterações interferem substancialmente no sono, o que pode trazer perturbações a longo prazo. Esteja atento a esta questão.

3. Alterações na rotina alimentar

A rotatividade dos turnos perturba quase sempre os horários das refeições. Se há dias em que o trabalhador pode almoçar às 14h, haverá outros dias em que se calhar terá de almoçar às 12h. O mesmo acontece com os horários do pequeno-almoço ou do jantar. Estas constantes oscilações podem não ser vantajosas para o organismo.


Veja também: