Vantagens e desvantagens dos carros elétricos

Tudo tem vantagens e desvantagens e os carros elétricos não são exceção. Fique a saber se um carro elétrico pode ser uma opção para uma utilização diária.

Vantagens e desvantagens dos carros elétricos
Será a eletricidade o futuro da propulsão do mundo automotivo?

Os recursos fósseis vão ter um fim. A data não é certa, mas o pote das moedas de ouro não é infinito. A matéria prima está a acabar, mas há também um fator muito importante: o impacto ambiental que a utilização de carros movidos a gasolina e a gasóleo têm.

Houve então a necessidade de encontrar uma alternativa, mais durável e mais amiga do ambiente, já que as emissões de CO2, apesar de todo o sistema de exaustão dos automóveis servir também como um filtro, são incomportáveis para bem estar do planeta. A eletricidade surge como a fórmula que permite fazer as viagens sem impacto ambiental, no entanto os carros elétricos trazem vantagens e desvantagens.
 

4 Vantagens dos carro elétricos

 

1. Custo por quilómetro

Um carro elétrico terá um custo por quilómetro mais baixo do que um carro a gasolina ou a gasóleo, tendo em conta o preço e consumo mais baixo da eletricidade. Fique a saber que nos combustíveis fósseis mede-se os a quantidade de litros para fazer 100km, enquanto que no mundo dos automóveis elétricos medem-se os quilowatt que são consumidos numa hora - esta formulação gera um nome que pronunciado da forma correta pode até ser cómico: os quilowatt-hora.
Também os custos de utilização são mais baixos tendo em conta que não há uma manutenção regular do motor, como as mudanças de óleo.
 

2. Silêncio

Neste ponto os gostos são discutíveis, já que há os que adoram um bom som do motor, outros preferem o silêncio ou apenas a sonoridade das colunas. Pode ser uma vantagem ou desvantagem, para nós é uma vantagem já que proporciona viagens mais relaxadas.
 

3. Emissões de CO2

As emissões são uma vantagem porque são nulas, já que não há combustão no motor de um carro elétrico. Esta é a opção mais "verde" no mundo automóvel.
 

4. Incentivos

Quando surgiram foi o Estado a incentivar a compra destes automóveis, agora são os concessionários a fazer descontos no preço dos carros elétricos. O objetivo? Aumentar as vendas deste segmento.

 

4 Desvantagens

 

1. Autonomia

As baterias têm ainda uma duração por carga bastante baixa, sendo que com a carga cheia a autonomia dos carros elétricos é consideravelmente mais baixa que os automóveis movidos a combustíveis fósseis. As marcas automóveis estão, no entanto, a trabalhar para aumentar a autonomia das baterias.
 

2. Postos de carregamento

Postos de abastecimento de gasolina e gasóleo abundam nas estradas portuguesas, contudo postos de carregamento de carros elétricos são mais difíceis de encontrar, sobretudo se morar no interior do país.
 

3. Tempo de carga

Enquanto que é possível abastecer um depósito de gasolina ou gasóleo em alguns minutos, para carregar as baterias são necessárias algumas horas.
 

4. Durabilidade das baterias

Tal como as baterias de computadores portáteis e de telemóveis, também o tempo de vida útil de uma bateria de carros elétricos não é muito extenso, havendo a necessidade de as trocar, no entanto, em alguns casos as baterias são alugadas, pagando uma mensalidade à marca.


Veja também: