Vantagens e desvantagens dos carros híbridos

Carros híbridos ou elétricos ou até de combustão têm vantagens e desvantagens. Vamos abordar os híbridos que trouxeram a questão da preocupação com o ambiente.

Vantagens e desvantagens dos carros híbridos
O bom e o mau dos carros com dois motores.

Tudo na vida tem vantagens e desvantagens, exceto um abraço apertado de quem mais gostamos. Podemos abraçar pessoas, ou até carros, que tanto nos deram e muitas experiências nos ofereceram. Foi neles que fizemos viagens até à praia com quem mais gostamos, ou até à escola levar os filhos. É ele que nos leva todos os dias para o trabalho, mas também ao futebol e a casa dos amigos para um bom jantar. Se mora longe é nele que faz o regresso a casa, às origens. 

Falando mais especificamente nos vários tipos de carros vamos abordar a vertente que foi celebrizada com o Toyota Prius. Falamos de carros híbridos.
Conhecidos por serem preocupados com o meio ambiente, contudo estes carros têm vantagens e desvantagens. Já falamos das vantagens e desvantagens dos carros elétricos, vamos conhecer algumas delas, mas nos carros híbridos.
 

O que é um híbrido?

Carros híbridos são aqueles que aliam um motor de combustão e um elétrico, de forma a reduzir o consumo de combustível e também as emissões de CO2.
Por norma utilizam o motor elétrico em baixos regimes, contudo este é apoiado pelo motor de combustão quando é necessária mais potência. Há ainda modelos onde as baterias podem ser recarregadas.

 

Vantagens:

 

Consumos reduzidos

Os consumos são por norma, mais reduzidos nem carro híbrido, já que o motor de combustão é utilizado de forma mais comedida. As baterias elétricas são recarregadas com energia proveniente da travagem, ou ligadas à corrente, dependendo do modelo. Contudo o custo por quilómetro é, na maior parte dos casos, mais baixo.
 

Emissões de CO2

Apenas os elétricos batem os híbridos nas emissões de gases poluentes. Ainda assim, os híbridos têm emissões mais baixas que a maior parte dos automóveis em circulação nas estradas portuguesas. São, neste caso mais amigos do ambiente.


Veja também: O que saber antes de comprar carros híbridos

 

Desvantagens:

 

Custo inicial

Os híbridos são, por norma, mais caros que um modelo semelhante, devido à tecnologia que tem, e também ao baixo volume de vendas e consequentemente produção. Assim, espere pagar mais por um híbrido, no entanto vai ter dois motores disponíveis.
 

Baterias

A questão ambiental foi um dos pontos fortes, contudo há um ponto negativo para os carros híbridos neste aspeto. As baterias não são reutilizáveis, causando um grande impacto ambiental no momento da troca.
 

Autonomia

Tal como os elétricos, os carros híbridos têm a autonomia como uma desvantagem, já que é reduzida comparando com carros que são movidos apenas por motores de combustão.


Veja também: