7 vantagens das lâmpadas LED

Conheça as vantagens das lâmpadas LED em relação a outro tipo de lâmpadas e faça a melhor escolha.

7 vantagens das lâmpadas LED
Ainda não se rendeu a esta opção?

Nos últimos anos, o setor da iluminação tem vindo a procurar e a desenvolver cada vez mais e melhores soluções. A aplicação da tecnologia LED às lâmpadas foi uma delas. As lâmpadas LED (sigla inglesa para light-emitting diode ou díodo emissor de luz, em português) prometem mais eficiência e menos consumo, e sendo conta da eletricidade uma das que mais pesa na carteira dos portugueses, é normal que tenham vindo a ganhar terreno no mercado. Saiba mais sobre esta tecnologia.
 

Lâmpadas LED: como funcionam?

A explicação é simples. As lâmpadas LED usam um componente eletrónico, mais precisamente um díodo semicondutor, que ao receber energia emite luz.


7 vantagens que o vão convencer


Baixo consumo 

Esta é provavelmente a maior e mais apreciada vantagem das lâmpadas LED. O funcionamento destas lâmpadas baseia-se na eletroluminescência, a emissão de luz pela passagem de energia, um processo que pode originar uma poupança de 80%, em comparação com as lâmpadas incandescentes.

 

Duram mais tempo

Uma lâmpada LED pode durar entre 35 mil a 50 mil horas (ou oito a dez anos), o equivalente a 50 vezes mais do que uma lâmpada normal. Uma duração muito superior às lâmpadas incandescentes que duram apenas um ano, em média.

 

São mais robustas

As lâmpadas LED são mais resistentes ao choque e, contrariamente às lâmpadas incandescentes, não se partem ou danificam com tanta facilidade.



São mais ecológicas

Como se não bastasse serem mais económicas, ainda são mais ecológicas, visto que não possuem metais pesados na sua constituição.

 

Não necessitam de aquecimento

Graças à sua tecnologia atingem o máximo de luminosidade instantaneamente.



Não libertam calor

Praticamente toda a energia fornecida às lâmpadas LED é usada na iluminação.
 


Múltiplas utilizações

As lâmpadas LED podem ter diferentes cores, o que possibilita que sejam usadas em diferentes ambientes (como espaços de festa, por exemplo).
 


Onde encontrar e a que preços

Atualmente pode encontrar uma enorme variedade de lâmpadas LED no mercado e à venda nas mais variadas superfícies comerciais.

E se antes falamos das vantagens, vamos agora falar da única grande desvantagem das lâmpadas LED: o preço. Por norma são mais caras que as lâmpadas incandescentes mas, como referimos, há uma grande oferta de lâmpadas no mercado e isso significa que existem preços para várias carteiras e tipos de lâmpadas, podendo ir dos dois euros aos 20 ou mais.


Uma inovação amiga da carteira

Ainda que possa ter que pagar mais por uma lâmpada LED no momento da compra, a longo prazo essa opção vai ficar-lhe mais económica. Afinal de contas, elas não só duram mais tempo como ainda lhe permitem economizar no final do mês. Precisa de mais motivos para fazer a melhor escolha?

Veja também: