3 dicas para escolher velas saudáveis

As velas podem não ser as nossas melhores amigas. Descubra porquê e como escolher velas saudáveis.

3 dicas para escolher velas saudáveis
As velas costumam ser associadas ao relaxamento

Quantas vezes chegou a casa e acendeu uma vela para que a sua casa ficasse com um cheiro agradável ou para o ajudar a relaxar? Saiba que, por muito que as velas criem um ambiente especial, podem ser prejudiciais para a saúde. Como? Leia o artigo e ficará a saber isso e também como pode escolher velas saudáveis.

Nem todas as velas são saudáveis

Normalmente, não paramos para pensar onde podemos encontrar velas saudáveis, porque não as associamos a produtos que nos possam fazer mal. Mas a verdade é que algumas podem.

Apesar de as velas serem utilizadas desde sempre, quer para iluminar, quer como elementos importantes em rituais diversos, longe vão os tempos em que as velas eram saudáveis, por serem feitas através de plantas, insetos e sebo de animais.

velas candles

Hoje em dia, as velas também são parte integrante de rituais de relaxamento e têm ainda o papel de perfumar. Mas as velas saudáveis e naturais deram lugar a velas feitas de parafina, que é um derivado do petróleo. E, como é de conhecimento geral, o petróleo é um produto químico e tóxico.

Estudos feitos comprovam que, ao queimar, as velas libertam químicos em quantidades que se tornam prejudiciais para a saúde.

3 elementos a considerar

Se gosta muito de velas e não pretende deixar de as usar, tenha pelo menos atenção a algumas questões que o podem ajudar a escolher velas saudáveis, que não lhe trarão problemas de saúde como as que são feitas com ingredientes tóxicos.

1. Cera

A cera pode ser feita de parafina, mas também pode ser de origem animal, vegetal (como a soja ou o coco) ou até pode ser proveniente de insetos.

É comum que nos ingredientes venha mencionado apenas um, que pode ser inofensivo, mas que tenha adição de outros produtos para que ganhe cor, cheiro ou algum outro tipo de características.

Os fumos emitidos por velas poluentes podem provocar danos no cérebro, pulmões e sistema nervoso central. O desenvolvimento de doenças como o cancro, alergias e asma também podem ser impulsionados pela exposição aos químicos que algumas velas têm.

bee abelha

Dica: As velas saudáveis são as que têm cera à base de vegetais, sem perfumes e corantes. Se for possível, compre velas com cera 100% produzida por abelhas e sem cores artificiais.

2. Pavio

Muitas velas têm pavio de metal, algodão ou uma mistura dos dois. Os pavios de metal ajudam a que este se mantenha direito quando a cera começa a derreter, daí a escolha deste tipo de material na sua produção. Mas também este tipo de material contribui para a contaminação do ar.

Nos EUA, em 1974, a indústria das velas concordou em deixar de usar o cobre para a produção de pavio, mas este metal ainda é encontrado em alguns deles.

 

Dica: Escolha sempre velas com pavios que sejam 100% algodão.

3. Perfumes

Dos poucos ingredientes utilizados para dar cheiro às velas, quase todos levantam preocupações. Tratam-se de misturas combinadas de químicos para se chegar a determinados aromas. Muitos provêm do petróleo, o que dispensa mais explicações.

oleos essenciais velas flor relaxar relax

Dica: Se quiser mesmo muito ter velas com cheiro, escolha aquelas cuja fragrância seja proveniente de óleos essenciais 100% puros.

Veja também: