Venda direta: a oportunidade de negócio que procurava

Se procura uma oportunidade de negócio, considere praticar venda direta. Como atividade principal ou complementar, não deixe de considerar esta opção!

Venda direta: a oportunidade de negócio que procurava
Oportunidades de trabalho em venda direta

A venda direta é um sistema de comercialização de bens de consumo e serviços efetuado diretamente entre o vendedor e o comprador, por meio de contacto pessoal, sem existir qualquer estabelecimento comercial físico ou fixo envolvido. Conheça este modelo de negócio e saiba se tem perfil.

Trabalho em venda direta: como funciona

Dependendo do produto ou serviço comercializado, os profissionais de venda direta podem estabelecer contacto com potenciais clientes à escala global. Na verdade, a venda direta pode ser praticada de formas distintas, estando cada vez mais presente em todo o mundo e envolvendo diversos setores da economia.

Modelos de negócio em venda direta

A venda direta consiste em dois modelos de negócios principais:

  • Marketing de nível único: o vendedor ganha dinheiro ao comprar produtos da empresa-mãe e vender diretamente aos clientes;
  • Marketing multi-nível: também conhecido como “network marketing”; o vendedor pode ganhar dinheiro quer com as vendas diretas aos clientes, quer formando e gerindo equipas de novos vendedores e ganhando uma comissão das vendas destes.

Qual o perfil dos profissionais de venda direta?

Estudos dizem que esta atividade é praticada maioritariamente por mulheres em part-time, que entram nesta atividade porque procuram autonomia financeira ou um complemento de ordenado. A venda é praticada, geralmente, por deslocação a casa dos clientes ou ao seu local de trabalho.

Expansão geográfica

O grande destaque da venda direta está na sua capacidade de expansão geográfica, o que para as empresas significa um canal de distribuição com potencial de crescimento, com a capacidade de agregar valor aos produtos e serviços através das relações pessoais estabelecidas no processo comercial.

Trabalho por conta própria

O fator mais aliciante deste tipo de atividade é a liberdade de movimentos que um negócio por conta própria proporciona: não há chefes, nem horários. Ou seja, a flexibilidade é total.

O rendimento depende exclusivamente do empenho e, se excluirmos as variáveis externas, pode dizer-se que o que se ganha é diretamente proporcional ao esforço despendido.

vendedoraVendedora da Bimby. Fonte da imagem: Twitter @VorwerkUK

3 empresas para encontrar trabalho em venda direta

Mostramos-lhe 3 empresas de referência neste setor, para que possa fazer pesquisa de oportunidades de negócio.

Amway

Pioneira e líder na indústria de vendas diretas, a Amway promete oferecer aos empresários em todo o mundo uma oportunidade de negócios excecional e aos seus consumidores produtos exclusivos. Os seus produtos de nutrição, bem-estar, e beleza estão disponíveis através de distribuidores em mais de 80 países e territórios.

Avon

Orientada para mulheres, a Avon diz-se uma referência no mundo da beleza, com presença em cerca de 100 países, e conta atualmente com 6 milhões de Revendedores em todo o mundo. Para aderir, basta preencher um formulário online.

Bimby

O mais famoso de todos os robôs de cozinha é comercializado pela Vorwerk, em Portugal.

Requisitos para ser vendedor(a)

É importante que tenha gosto pelo contacto face-a-face com clientes e competências de marketing profissional e negociação. Como em qualquer negócio por conta própria, a tenacidade e a persistência são imprescindíveis. Ter uma boa rede de contactos irá ajudá-lo a conquistar clientes numa fase inicial. Ah, e não se esqueça de cuidar da sua imagem!

Veja também: