7 dicas para vender o carro mais rápido

Vender o carro pode ser uma tarefa complicada. A concorrência está por todo o lado. O segredo é conseguir destacar o seu carro. Saiba como, com as nossas dicas.

7 dicas para vender o carro mais rápido
Conheça algumas regras de ouro para vender o carro mais rápido

Vender o carro é hoje uma tarefa que todos podemos efetuar, sem necessitar de recorrer a intermediários. A internet é um meio por excelência para o fazer. Permite comprar e vender de uma forma rápida e com uma grande quantidade de ofertas existentes. Acaba, assim, por ser a opção principal, em muitos casos, para quem o quer fazer.

Sites para o efeito também não faltam. No entanto, não é tudo facilidades. Fatores como a situação económica do país e a procura do modelo em causa irão influenciar a venda. Todavia, se estes fatores não são controláveis existem outros que o são e que, se maximizados a seu favor, poderão determinar diretamente o sucesso ou o fracasso na venda de um carro usado.

Como vender o carro usado mais rapidamente?

1. Apresentação

Parece do senso comum, mas a verdade é que as coisas nem sempre funcionam dessa maneira. Seja nas fotografias que coloca na internet, seja a mostrar directamente ao cliente, é fundamental que o faça com o carro limpo, com boa apresentação, por dentro e por fora. Siga algumas dicas de como tornar o seu carro mais apelativo para a venda:

  • Aspirar todo o interior, limpar o cinzeiro e não fumar mais no carro, pois, o cheiro a tabaco é muito incomodativo e demora muito tempo a sai
  • Retirar todos os objetos pessoais do carro
  • Lavar, encerar e limpar cuidadosamente o exterior do carro
  • Limpar todas as janelas e superfícies espelhadas
  • Tentar disfarçar os arranhões e as pequenas lascas na pintura
  • Mudar de pneus, se necessário, ou verifique se a pressão dos seus está correta
  • Utilizar um spray para dar o brilho das jantes e/ou tampões
  • Mudar o óleo do seu carro
  • Preparar todos os registos que envolveram a manutenção do carro, isso permite demonstrar aos possíveis compradores que o carro foi tratado. Um historial limpo ajuda muito na venda do carro usado
  • Verificar os itens básicos: piscas, faróis, luzes internas, luzes de stop/nevoeiro, pára-brisas, escovas, barulhos incomodativos
  • Não esconder problemas graves que o carro possa apresentar, mais cedo ou mais tarde podem ser descobertos e aí poderá ter problemas judiciais.

2. Tenha disponibilidade para vender

Se quer vender o carro tem de ter tempo disponível para o mostrar sempre que um potencial comprador o desejar. Encontre algum familiar ou amigo de confiança que o faça nas vezes em que não possa estar disponível.

Quando um comprador vem experimentar o carro, dê-lhe tempo e espaço para fazer a inspeção do carro, não o interrompa nem o apresse. Pode mencionar que outras pessoas vêm experimentar o carro.

3. Defina o preço

Compare os preços de outros carros como o seu, preferencialmente de localidades próximas e fixe um preço razoável para a venda. Não seja demasiado ambicioso, seja realista. Tem de ter um preço competitivo para que se destaque, mas deixe uma margem negocial.

4. Onde anunciar o seu carro

Para ter uma noção da melhor altura para comprar ou vender um carro, pesquise na Internet os anúncios que publicitem a venda ou a compra de um carro idêntico ao seu. Assim, fica a perceber algumas das características que deve destacar para captar o público-alvo que pretende atingir e os preços que pretende.

Como referimos a internet é o local por excelência para o fazer, já que cada vez mais pessoas procuram carros dessa forma. Os anúncios online são bastante eficientes, pode colocar em vários sites, habitualmente gratuitos (ao contrário dos anúncios nos jornais, por exemplo), pode colocar grande informação, além de fotos e formas diferenciadas de ser contactado.

Além da internet, um contacto e a possibilidade de venda de um carro pode surgir do nada. Como tal, anuncie nos jornais e nos quadros de avisos que estão disponíveis nos supermercados, bibliotecas, escolas, quiosques, entre outros.

5. Escolha adequada das fotos

Fotos bem conseguidas do seu carro garantem-lhe maiores probabilidades de venda. A imagem (fotos) é muito importante na venda online. Coloque várias fotos com todos os detalhes, pois habitualmente o comprador de carros é alguém que aprecia os pormenores dos mesmos.

Aposte em imagens bem enquadradas e bem iluminadas. Se conhecer, pode até recorrer a alguém com experiência na área para tirar as fotos. Se vai colocar fotos no anúncio de venda na internet certifique-se que a fotografia é um exemplo perfeito de como o carro está.

6. Seja honesto

Evite surpresas desagradáveis para o comprar. Dessa forma, hipoteca qualquer hipótese de sucesso na venda. Seja honesto na descrição do seu automóvel, quer nas características positivas quer nas negativas.

Onde vender o carro online?

Veja também:

Continuar a Ler