Onde e como vender telemóveis usados?

Se pretende comprar um telemóvel novo, mas precisa primeiro de se desfazer do antigo, conheça as opções disponíveis no mercado para vender telemóveis usados.

Onde e como vender telemóveis usados?
As oportunidades que o mercado em segunda mão tem para si

Na sequência do boom das plataformas de venda online e do sucesso que se verificou nas vendas de artigos usados, as grandes marcas e empresas começaram a criar nas suas próprias páginas segmentos de venda destes artigos. É o caso, por exemplo, das lojas Apple, Worten e Fnac, empresas que viram no nicho do mercado em segunda mão uma boa oportunidade de negócio.

Assim sendo, se está interessado em comprar um telemóvel novo, mas precisa de vender o antigo para realizar algum dinheiro, conheça aqui algumas sugestões que o podem ajudar a vender telemóveis usados.

Como vender telemóveis usados

Antes de vender telemóveis usados a primeira coisa que deve ter em consideração é a forma como apresenta o artigo. Ou seja, o facto de ser usado não significa que esteja todo sujo.

Procure limpá-lo de forma a que possa tirar uma boa fotografia para divulgar junto das plataformas nas quais o vai tentar vender. Além disso, faça um levantamento das amolgadelas e riscos pois os compradores do mercado em segunda mão são adeptos da honestidade e da lealdade.

Não tente vender um telemóvel que não funciona ou tem uma avaria grave, a sua reputação ficará em risco e arrisca-se a nunca mais vender nada neste segmento. Faça o que gostava que lhe fizessem a si.

Antes de determinar um preço ao seu telemóvel usado, faça uma prospecção de mercado. Procure por telemóveis semelhantes, tendo sempre em consideração o estado de conservação do seu.

Onde vender telemóveis usados

Para além das conhecidas plataformas de venda online – OLX, Custo Justo, Facebook – há outras plataformas que deve ter em consideração, nomeadamente o Ebay ou mesmo a Amazon.

Para vender especificamente telemóveis usados aconselhamos a visita às seguintes páginas:

1. Glyde

Esta é uma plataforma que o ajuda a determinar o valor pelo qual deve vender telemóveis usados e até lhe oferece um kit a partir do qual pode enviar o seu telemóvel.

2. Apple

A Apple é conhecida por reciclar os produtos que vende, isto no caso de estar a querer vender um iPhone. Pode converter o dinheiro do seu telemóvel num cheque-prenda ou usá-lo numa nova compra. A título de exemplo, tentamos vender um iPhone 6 de 128 GB usado e ofereceram-nos 265€. É um valor um pouco acima daquele que se pratica no mercado em segunda mão.

3. Fnac

Na página online da Fnac, basta fazer um registo básico e vender o seu telemóvel usado. Para tal, basta fazer o upload de uma imagem do telemóvel e apontar as características do mesmo. Simples, não é? A opinião dos clientes que compram e vendem artigos usados na Fnac é, em geral, muito boa.

4. Worten

A Worten também tem um programa de retoma bem interessante e os valores que paga pelos artigos usados estão de acordo com o que pratica no mercado online e em segunda mão. Por exemplo, tentamos vender o mesmo iPhone 6 de 128 GB e ofereceram-nos 135€.

5. Cash Converters

Esta é uma plataforma especializada em vender artigos em segunda mão. De todas as que aqui apresentamos esta será, talvez, a mais rentável para vender telemóveis usados.

Se tiver dificuldades em estabelecer um valor ao telemóvel que pretende vender, vai gostar de saber que em quase todas estas plataformas há uma ferramenta online que o auxilia a estabelecer esse valor – indicando apenas o IMEI do seu equipamento.

Veja também:

Continuar a Ler