Ventoinha do radiador não funciona: o que fazer

Quando a ventoinha do radiador não funciona pode ainda haver algo a fazer. Saiba resolver o problema, de modo a evitar o sobreaquecimento do motor.

Ventoinha do radiador não funciona: o que fazer
Conheça possíveis causas

A maior parte dos carros modernos vem com uma ventoinha incorporada no radiador, como parte do sistema de refrigeração, que serve para impedir que o motor acabe por sobreaquecer. No entanto, às vezes, a ventoinha do radiador, tal como qualquer outro componente, pode vir a ter problemas.

Esta funciona com a ajuda de um pequeno motor elétrico que garante que apenas é usada quando necessário. Quando não funciona, no entanto, o problema deve ser de imediato verificado, pois o sobreaquecimento do motor pode levar a despesas avultadas para o condutor.

5 problemas a verificar na ventoinha do radiador

1. O fusível

Componentes elétricos são parte do departamento dos fusíveis. Quando um componente destes no seu automóvel não estiver a funcionar, deve verificar o fusível correspondente – verificando qual é através do manual do fabricante, que deve conter informação detalhada. Se o fusível não estiver em bom estado, a melhor solução é substituí-lo.

2. O estado da ventoinha

O mau estado da ventoinha do radiador e dos seus fios pode significar um sobreaquecimento no motor. O desgaste e a corrosão são inimigos que terá de enfrentar e que, infelizmente, são inevitáveis. Deve verificar cuidadosamente todas as componentes relacionadas com a ventoinha, pois é possível que devido a um ou outro fio sem corrente, por exemplo, a ventoinha não funcione.

3. O nível do líquido de arrefecimento

Como o motor aquece bastante por si mesmo, o líquido de arrefecimento é necessário para manter a sua temperatura controlada. A falta deste líquido pode também dar a impressão de que esta ventoinha não está a fazer o seu trabalho como deve ser. Deve portanto verificar o nível do mesmo com alguma regularidade, e não apenas quando reparar que a temperatura do motor está acima do desejado.

4. O estado do sensor de temperatura

O trabalho da ventoinha do radiador é determinado pelo sensor de temperatura que, como o nome indica, mede a temperatura do sistema de refrigeração. Se o sensor não estiver a funcionar, então é natural que a ventoinha não funcione, pois não é medida a temperatura que justifica a sua ativação. Problemas no sensor podem levar ao sobreaquecimento, mas é possível contornar o problema ao verificar o seu estado. Se tem dúvidas assista ao vídeo.

 

5. Pode parecer apenas não estar a funcionar

Em carros mais modernos, é natural não ouvirmos esta ventoinha a trabalhar e, como tal, pode parecer que não funciona de todo quando o motor aquece um pouco. Além disso, o sobreaquecimento do motor pode ter outras causas que vão para além do não funcionamento da ventoinha. De qualquer modo, a melhor forma de saber se funciona ou não é ao tirar as dúvidas quando estiver na oficina a tratar da manutenção do seu carro.

Veja também: