Publicidade:

Saiba como consegue ver se um carro tem seguro

O portal da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões permite ver ser um carro tem seguro. Saiba como e para que serve.

Saiba como consegue ver se um carro tem seguro
É possível ver se um carro tem seguro apenas com a matrícula

A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões – ASF disponibiliza um serviço online, através do seu site, que permite ver se um carro tem seguro, ou seja, com base na matrícula de determinado veículo, consegue garantir se o mesmo tem seguro automóvel e aceder a outras informações do seguro.

Trata-se de uma ferramenta proporcionada pela ASF, que se pode revelar muito útil em situações como em sinistros provocados por um veículo em fuga, entre outros. Saiba como ver se um carro tem seguro e para que serve a informação.

Ver se um carro tem seguro: como

É muito rápido, simples e gratuito ver se um carro tem seguro, através da matrícula, no portal da ASF. Na própria página inicial do portal encontra essa ferramenta, em que basta indicar a respetiva matrícula do veículo para saber a informação (por exemplo, 00- ZZ-00). Em alternativa, pode também verificar o seguro através da matrícula no Portal do Consumidor da ASF. Além da matrícula, pode ainda indicar uma data para ver qual o seguro contratado em determinada data.

Ver se um carro tem seguro: informação apresentada

Se a matrícula estiver registada e o seu registo estiver atualizado na base de dados (de seguros) nacional, é apresentada a seguinte informação:

  • A entidade seguradora;
  • O número de apólice e a data – início e final – do seguro (validade);

É também disponibilizada uma versão para impressão.

No entanto, por questões de proteção de dados pessoais, não é possível, através da matrícula, aceder aos dados do proprietário do veículo.

Para que serve

Ao permitir ver se um carro tem seguro, esta ferramenta de pesquisa da ASF pode ser muito útil em variadas situações, nomeadamente:

1. Para recordar o nome de uma seguradora (com quem já tenha trabalhado, por exemplo);

2. Se estiver a ponderar contratar um seguro automóvel numa nova seguradora, pode rapidamente retirar uma dúvida referente ao seguro de forma célere, sem necessidade de recorrer aos papéis do seguro;

3. Nos casos em que alguém é vítima de prejuízos (acidente) provocados por um veículo em fuga, mas que tenha conseguido identificar a respetiva matrícula da viatura. Nestas situações, permite também pesquisar a seguradora onde o veículo está registado, contactar a seguradora e iniciar o pedido de indemnização pelos danos causados.

Refira-se que em caso de acidente envolvendo uma viatura sem seguro, o lesado poderá acionar o Fundo de Garantia Automóvel.

Veja também: