Como escolher os vestidos para damas de honor

Escolher os vestidos para as damas de honor pode ser difícil, mas com estas dicas tudo será bem mais simples.

Como escolher os vestidos para damas de honor
Satisfaça os gostos de “gregos e troianos”… entenda-se: dos noivos e das damas!

A tradição é americana e britânica, mas as damas de honor são cada vez mais uma presença assídua também nos casamentos portugueses. E ser dama de honor é, de facto, uma honra. Além disso, não há como negar que a presença de damas dá um toque especial a todo o casamento. Claro que um dos grandes momentos das damas é a escolha dos vestidos para as damas de honor.

E não há como negar que esta pode ser uma decisão difícil. Afinal, há tantas coisas para decidir: vão todas vestidas de igual ou com vestidos diferentes? Qual a cor ou paleta de cores que melhor se enquadra no casamento? E será que todas gostam da cor escolhida? E o modelo: será que o modelo escolhido fica bem em todas as silhuetas das damas de honor? Enfim… há muito a ter em conta.

Escolher os vestidos para as damas de honor pode ser uma experiência divertida e com boas recordações para todas as envolvidas.

E porque as noivas (e noivos) já têm muito em que pensar, aqui ficam algumas dicas que podem ajudar a facilitar a escolha dos vestidos para as damas de honor. E já agora, algumas ideias também!

Escolher os vestidos para damas de honor: Dicas a ter em conta


Antes de avançar com as dicas, há que deixar algumas considerações gerais que podem ser importantes na escolha do vestido.

É possível que a noiva e até as próprias damas se deixem levar pela emoção e comecem a devorar tudo o que é informação sobre o protocolo para as damas.

Pois bem, o protocolo diz que os vestidos para as damas de honor devem ser compridos, mas esta regra não é, de todo, a mais seguida. Na realidade, o que mais importa é que escolha o estilo do vestido e o comprimento, de acordo com o tema e o ambiente do casamento.

Mais importante do que o comprimento do vestido, é que este combine com a envolvência, ou seja, o tema e as cores usadas no casamento, bem como a época do ano.

E por fim: noivas, sabemos que este é o vosso dia e, o mais certo, é que tenham tudo idealizado. Mas lembrem-se: não queiram ser uma Bridezilla! Ainda que este seja o vosso dia e que queiram que as damas se encaixem na vossa visão, tenham sempre em mente que elas também são vossas convidadas e que se devem sentir confortáveis com as escolhas.

1. Escolha a cor ou as cores

Habitualmente, para casamentos que se realizam de manhã, as cores mais escolhidas são os tons pastel (como azul pastel, rosa claro, verde mint, salmão, etc.). Já para casamentos que se realizem à tarde ou final do dia, a escolha tende a recair sobre cores mais fortes (como rosa forte, azul escuro, vermelho, cor, verde esmeralda, entre outros). Mas, já sabe, as regras não têm que ser seguidas à risca. A ideia tenha em mente as cores usadas no casamento (decoração, convites, etc.) e escolha uma cor que se enquadre na perfeição.

Aqui é importante que tenha em mente o tom de pele de cada uma das damas. Cores como blush ou champanhe podem não favorecer certas pessoas com tons de pele mais claros.

2. Escolha o tecido

De forma a uniformizar o look das damas (mesmo que os vestidos sejam diferentes), pode optar por escolher o mesmo tipo de tecido.

3. Faça uma pesquisa conjunta

A melhor forma de chegar a um consenso sobre o tipo de vestidos a usarem no grande dia é pela pesquisa e troca de ideias. Façam uma incursão por lojas online ou física e selecionem aqueles vestidos que mais vos “enchem as medidas” e partilhem com todo o grupo. Desta forma, podem saber o que cada uma das damas e a própria noiva mais gosta e, assim, definirem o que cada uma vai usar no casamento.

4. Tenha em consideração as silhuetas das damas

Antes de escolher os vestidos para as damas de honor é importante que tenha em consideração a silhueta de cada uma das suas amigas. Um vestido pode ficar maravilhosamente numa delas, mas não favorecer as restantes. Aqui a solução pode ser escolher a cor e o tecido, mas optar por estilos diferentes, de acordo com a silhueta de cada uma.

5. Defina um orçamento

Definir quanto vai ser gasto nos vestidos para as damas de honor é essencial. É importante que todas as envolvidas se sintam confortáveis e tenham disponibilidade financeira para investir num determinado tipo de vestido.

Até pode haver alguém que adore um vestido a custar algumas centenas de euros, mas é importante que se lembrem que nem todas as pessoas terão possibilidades para o fazerem. E se a ideia é que exista uma uniformidade, convém estarem todas “na mesma página”.

6. Para a noiva: tenha em mente o estilo do vestido de noiva

Uma dica que pode fazer toda a diferença é esta. Se a ideia é existir uma uniformidade e uma linha estética, pode ser interessante escolher vestidos para as damas de honor com alguns detalhes (como rendas ou brilhantes, por exemplo) que combinem com o vestido da noiva.

6 Sugestões de vestidos para damas de honor


E como não podia deixar de ser, aqui ficam algumas ideias de vestidos para damas de honor.

1. Vestidos iguais

iguais
Fonte: www.bridalguide.com

2. Mesma cor, estilos diferentes

cor

Fonte: www.insideweddings.com

3. Coordenadas com a noiva

coordenado
Fonte: www.kennedyblue.com
azuis
Fonte: www.weddingpartyapp.com

4. Cores fortes

vermelho
Fonte: www.bridalguide.com

5. Paleta de cores

paleta

Fonte: bellethemagazine.com

6. Tons metálicos

metálico

Fonte: theweddingdressshoppe.com

 

Veja também: