Viajar à boleia: dicas e cuidados a ter

Viajar de boleia pode ser um método para poupar dinheiro, mas são precisos cuidados a ter durante a viagem. Nós temos dicas que o podem ajudar.

Viajar à boleia: dicas e cuidados a ter
Saiba como viajar à boleia e que cuidados deve ter

Viajar à boleia é a solução mais eficaz e conveniente para quem gosta de poupar e ser o mais económico possível, visto que, na maioria das vezes, o que sai mais caro numa viagem é o transporte. Todavia, há uma outra questão relevante que está inteiramente relacionada com este modo de viajar. É de conhecimento geral que viajar à boleia é entregar-se totalmente e confiar na amabilidade das pessoas que dão boleia. É importante ter certos cuidados em relação a isto!

Ao viajar à boleia, a segurança é essencial para que seja uma viagem de aventura e uma história de sucesso para contar quando regressar a casa. Existem vários riscos e é importante que os conheça para depois conseguir vencê-los, estando sempre apto para os enfrentar. Como cautela e prevenção de riscos, há que ter cuidados de segurança, que por muito básicos que possam ser e parecer, são imprescindíveis para uma viagem à boleia.


9 Dicas para ter uma viagem à boleia tranquila e segura:


1. Viaje com uma bagagem leve, para assim poupar as suas costas e aumentar a sua mobilidade. É importante etiquetar a sua mochila com nome, morada, telemóvel e correio electrónico. Leve consigo nessa mesma mochila uma farmácia de viagem com medicamentos uteis e não leve consigo objetos valiosos.

2. Na estrada, no momento em que for pedir boleia, escolha um lugar onde o condutor o possa ver claramente e com antecedência para assim poder decidir e averiguar se lhe dá boleia ou não, e também verifique se ele tem espaço à sua frente para parar.

3. Geralmente a opção mais rápida e segura onde pode pedir boleia para fazer a sua viagem é numa estação de serviço para assim falar diretamente com os condutores e ganhar alguma confiança com quem lhe pode vir a dar boleia. Pergunte sempre para onde vão e conte um pouco sobre a sua viagem e o destino para onde pretende ir. Seja simpático e comunicativo e tenha boa aparência, porque isso pode ajudar.

Quer saber mais?
Receba as nossas melhores dicas no seu e-mail. Registe-se no E-Konomista. Diariamente, levamos até si a informação mais relevante.
4. Tente levar sempre consigo um mapa amplo do país ou da região onde se encontra. Mesmo que a boleia que apanhe não se dirija ao seu destino final, pode verificar pelo mapa que tem se vai pela estrada indicada. Assegure-se que a boleia termina e que o deixem numa estação de serviço movimentada ou numa zona onde os carros possam parar e tenham visibilidade na estrada que segue para o destino que pretende.

5. Use um cartaz simpático ou um pedaço de cartão grande escrito com marcador bem visível. Esta é uma técnica que se torna sempre uma grande ajuda, visto que consegue aspirar e obter confiança do condutor. Escreva algo que faça referência à sua viagem ou uma frase agradável, mas nunca revele o destino final exato, porque assim pode aproximar-se do condutor e perguntar-lhe diretamente para onde ele vai antes que ele saiba para onde pretende ir. Deste modo, consegue ter a certeza de que o condutor não o tenta enganar e sempre pode ter uma primeira impressão. Caso essa primeira impressão não lhe agrade, sempre pode dizer que vai para um outro destino que não aquele para onde o condutor vai.

6. No momento em que está na estrada com um cartaz simpático, tente ter uma boa aparência e uma boa disposição, esteja de pé e tenha a mochila à vista para que possam ver que, na realidade, está em viagem e precisa de boleia para seguir caminho. Para além disso, faça contacto visual com os condutores e sorria sempre, mesmo que esteja farto de esperar e sem vontade para isso. Caso esteja a pedir boleia para viajar num país diferente, leve um papel com uma pequena explicação da sua viagem traduzida, preferencialmente em inglês ou na língua nativa.

7. Viaje sempre com alguém, nunca sozinho. Confie sempre nos seus pressentimentos e recuse alguma boleia se achar que é o melhor que tem a fazer. Se já estiver no carro e notar que está a ocorrer algo estranho que não lhe agrada, peça para sair imediatamente, porque é sempre melhor jogar pelo seguro.

8. Tenha sempre consigo água, especialmente no verão, e comida porque nunca sabe quanto tempo pode ter de esperar até conseguir arranjar uma boleia para prosseguir a sua viagem.

9. Em suma, seja gentil e se tiver um bom pressentimento e precisa de um local para dormir, pergunte ao condutor que lhe está a dar boleia se conhece algum lugar barato para pernoitar.

Dicas dadas, agora o mais importante é desfrutar da aventura! Boa viagem!


Veja também: