5 dicas para viajar com animais

Recusa-se a viajar deixando o seu fiel amigo para trás? Então aqui está tudo o que precisa de saber para viajar com animais.

5 dicas para viajar com animais
Tudo o que precisa saber para levar o seu animal de estimação consigo

Viajar com animais pode ser complicado e quem os tem sabe bem como isso é verdade. A altura das férias - ou simplesmente quando se vai em viagem - exige sempre planeamento quanto à participação dos animais de quatro patas. 



Dicas para viajar com o seu animal de estimação

Para muitas pessoas, o animal de estimação é parte da família e nem se coloca a questão de ele ficar para trás. Se este é o seu caso, atente nas nossas 5 dicas importantes para saber como pode viajar com os seus animais de estimação sem problemas.


1. Marque uma consulta no veterinário

Antes de viajar com o seu animal, o primeiro passo é levá-lo ao veterinário para ter um acompanhamento médico e profissional adequado. O médico veterinário que vai realizar a consulta deve analisar o seu animal de estimação e saber se está em boas condições de saúde, nomeadamente se tem as vacinas em dia, em especial a contra a raiva, que só é válida se for tomada 30 dias antes da viagem e tem 12 meses de validade.
 

2. Adequar o meio de transporte

Para que a viagem seja confortável para o seu animal de estimação, deve acostumá-lo ao meio de transporte em que vai andar. Caso vá fazer uma viagem de carro, leve o seu animal a passear no automóvel sempre que possível, para que ele sinta confiança e tranquilidade dentro do meio de transporte.

Não se esqueça que o animal deve ser transportado usando um cinto de segurança específico ou dentro de uma caixa de transporte ventilada! Para além disso, os animais devem ser transportados de forma a não desviar o olhar atento do condutor do veículo, para não causar acidentes.
 

3. Evite enjoos

É recomendável dar comida ao seu animal três horas antes do começo da viagem. Evite alimentá-lo durante a viagem, mas não se esqueça de o hidratar. Caso o seu animal de estimação tenha antecedentes de enjoo em viagens, procure tratamento médico junto do veterinário que o acompanha. Para evitar enjoos e se estiver a conduzir, pare a cada duas horas para garantir o conforto do animal.
 

4. Faça a mala do seu animal

Ao viajar com animais, é necessário fazer uma mala de viagem para o seu animal de estimação. Essa mala deve conter produtos e objetos imprescindíveis para os seus cuidados e necessidades. Dentro da bagagem do seu animal, deve colocar água, comida, brinquedos, ração, medicamentos e roupas próprias, caso viaje para locais mais frios.
 

5. Cuidados a ter em viagens internacionais

Caso faça uma viagem internacional, é imperativo pedir ao médico veterinário que acompanha o seu animal de estimação um Certificado Sanitário que possui dados importantes como a raça, nome do animal, origem e vacinação.
 
Dicas dadas, agora pode viajar à vontade com o seu animal de estimação!

Hotéis, apartamentos e quartos no mundo inteiro, a preços mínimos garantidos >>
Veja também: