6 dicas para viajar de comboio pela Europa

Quer atravessar o velho continente de comboio? Então aponte estas dicas que preparamos para si.

6 dicas para viajar de comboio pela Europa
As melhores dicas para apanhar o comboio!

Viajar de comboio pela Europa é uma experiência que merece ser vivida. Rapidez, conforto e a vantagem de desfrutar da paisagem, tornam o comboio um dos meios de transportes preferidos dos turistas na Europa.
 


6 dicas para viajar de comboio pela Europa em segurança


Compra e validação do bilhete

O sistema de compra e validação de bilhete não é igual em todos os países. Cuidado! Informe-se muito bem para não sofrer surpresas enquanto viajar de comboio pela Europa, pois as multas costumam ser pesadas. 

Em Itália, por exemplo, tem de validar o bilhete antes de entrar no comboio, à imagem do que acontece no metropolitano. Noutros países, como a Polónia, pode comprar o bilhete no comboio, pagando mais. Já em Inglaterra, Portugal e não só, compensa comprar o bilhete uns dias antes na Internet, para conseguir bons descontos. Comprar bilhetes de ida e volta é também uma boa solução para conseguir melhores preços. Na CP, um bilhete de ida-e-volta pode ficar muito em conta, se comprado online com antecedência.


Bagagem 

Uma das vantagens de viajar de comboio é que por norma não tem limite nem de peso nem do número de bagagens, contudo informe-se sobre a possibilidade de transportar objetos de grandes dimensões, como bicicletas. Se quiser viajar na companhia de um animal de estimação, também se deve informar das restrições.


Reserva do lugar e refeições

Reservar o lugar com antecedência pode ser uma boa ideia em certos países. Por exemplo em Itália, mas também nos países de leste, é comum o bilhete não garantir um lugar e sem reserva de lugar pode acabar por fazer grande parte do trajeto de pé ou num corredor, o que não será muito agradável para quem tem tanto para viajar de comboio pela Europa.

Apesar da existência de bares e restaurantes nos comboios, é comum o viajante levar a sua própria comida nas viagens, e sempre fica mais em conta. Tenha em atenção que em alguns trajetos terá de fazer uma travessia de barco e convém certificar-se se o bilhete inclui o ferry ou se terá de adquirir um bilhete em separado. 


Passes e promoções

O segredo de um bom preço passa por perder tempo a pesquisar e a comparar diferentes horários e preços de companhias ferroviárias diferentes. O site dos caminhos-de-ferro alemães bahn.de é excelente para encontrar horários e viagens para todo o continente. Para viajar de comboio pela Europa o passe InterRail é sempre uma boa opção para quem quer conhecer muitos países. Se quer só conhecer um país ou um conjunto deles, Portugal e Espanha, a Escandinávia, o Reino Unido, a Itália, a França, a Alemanha, a Suíça e Áustria, e outros países dispõem de passes com viagens ilimitadas que ficam muito em conta.


O prazer da velocidade

Se vai viajar de comboio pela Europa então aproveite para fazê-lo em grande estilo. Viajar a centenas de quilómetros por hora é uma experiência que vale a pena. Começando pelo AVE na vizinha Espanha, o TGV na França, ou continuando pelo Intercity, o Eurostar e o Thalys, na Europa não faltam alternativas para se viajar a todo o gás!


Linhas e trajetos históricos e turísticos

A tradição europeia de viajar de comboio remonta ao século XIX, e para os apaixonados pelas viagens em caminho-de-ferro há clássicos que não vai querer perder se viajar de comboio pela Europa.

Pelos caminhos-de-ferro europeus tem muito para descobrir, começando na linha do Douro em Portugal, embarcando no emblemático Expresso do Oriente que ruma a Istambul, passando pela linha de Cinque Terre em Itália, a linha Semmerling na Áustria, a ligação de TGV Paris-Nice, a deslumbrante linha do Vale do Reno na Alemanha, o Bernina Express na Suíça, ou porque não o famoso Transiberiano que começa em Moscovo e acaba nos confins da Ásia, motivos não faltam para apanhar o comboio. 

Hotéis, apartamentos e quartos no mundo inteiro, a preços mínimos garantidos >> Veja também: