5 dicas para viajar de forma mais sustentável

Se vai viajar, procure fazê-lo de forma sustentável. Saiba como ter atitudes mais amigas do ambiente e como viajar de forma mais sustentável.

5 dicas para viajar de forma mais sustentável
Viagens amigas do ambiente

Adora visitar novos locais e tenciona viajar de forma mais sustentável? Se se preocupa com o ambiente, sabe à partida que, infelizmente, entrar num avião é uma das piores coisas que pode fazer pelo planeta, pelas excessivas emissões de carbono. Contudo, se se quiser redimir da viagem de avião e ser amigo do ambiente, saiba que há muitas atitudes que pode e deve ter a fim de preservar o planeta Terra.

Saiba que atitudes deve tomar para diminuir o impacto do Homem no mundo enquanto viaja.

Conheça 5 formas de viajar de forma mais sustentável

Viaje com um kit reutilizável

garrafa de água

Viajar de forma mais sustentável não é impossível, sobretudo se fizer o seu trabalho de casa. Leve consigo uma garrafa de água reutilizável, a fim de economizar na compra de imensas garrafas de plástico.

Leve também um conjunto de talheres reutilizáveis, que serão úteis quando visitar feiras de alimentos e mercados ao ar livre. Coloque na sua mala materiais que sabe à partida que vai precisar, assim evitará comprar algo novo.

Evite usar plásticos descartáveis

plastico

Outra das dicas para viajar de forma mais sustentável é evitar plásticos descartáveis. Sabendo que circulam 80 milhões de toneladas de lixo plástico nos nossos oceanos, a melhor prática é mesmo começar a dizer não às palhinhas de plástico, aos pratos, talheres e outros plásticos de uso único, de forma a reduzir os seus desperdícios durante a viagem.

Outras formas de evitar utilizar plásticos de uso único e, por isso, descartáveis, é evitar pedir sacos de plástico após fazer uma compra, solicitar um copo de vidro em vez de comprar uma garrafa de água e preferir frutas locais em vez de lanches pré-embalados.

Se começar a fazer este exercício de recusa de plásticos descartáveis, irá facilmente perceber o quão presentes estão os plásticos descartáveis no nosso quotidiano.

Conserve os recursos naturais

agua

Se preferir ficar num hotel, será fácil esquecer o uso de água e energia, mas é muito importante conservar os recursos naturais, onde quer que fique alojado.

Evite banhos e prefira duches. Evite longos duches e opte por duches mais curtos. Reutilize as toalhas do hotel, desligue as luzes sempre que sair de uma divisão. No que toca a conservar os recursos naturais, todo e qualquer ato conta, como o simples facto de desligar a torneira de água enquanto escova os dentes.

Tenha atenção às suas compras

mercado

É tão tentador fazer compras como um verdadeiro louco quando se está a viajar! Porém, especialmente na Ásia e em África, procure ter atenção àquilo que compra. Para viajar de forma mais sustentável, compre apenas aquilo de que precisa e não faça compras por impulso.

Compre produtos artesanais que apoiem as empresas locais ou invista o seu dinheiro em experiências locais únicas, em vez de bens materiais.

Participe da cultura local

cultura local

Enquanto turistas, temos sempre a tendência a querer explorar e conhecer novos locais e culturas. Apenas nos é possível conhecer diferentes realidades quando, na verdade, contactamos de perto com culturas locais.

Mude a sua visão do mundo participando da cultura local. Entenda como as nossas ações têm grande peso na sustentabilidade do nosso planeta. Pratique estas ações e estará a viajar de forma sustentável e amiga do ambiente. Pronto para conhecer o seu próximo destino de férias? Descubra as ofertas TopAtlântico >>

Veja também: