Viajar em janeiro: 10 destinos irresistíveis

Não há nada melhor do que iniciar o ano a descobrir novos lugares. Para ajudá-lo a escolher, selecionamos 10 destinos para onde apetece viajar em janeiro.

Viajar em janeiro: 10 destinos irresistíveis
Janeiro é um excelente mês para ir de férias

Se não costuma viajar em janeiro, devia ponderar essa hipótese. É um mês tranquilo na maior parte dos destinos, que é o mesmo que dizer que os preços, por norma, são mais em conta. Para além disso, se é daquelas pessoas que sofre com o frio, é a altura ideal para rumar até um país tropical.

Por outro lado, se as montanhas cobertas de branco, as lareiras e os chalés pitorescos fazem parte do seu imaginário de férias de inverno, janeiro é um bom mês para dedicar alguns dias ao lazer numa estância de neve. Sejam quais forem os seus desejos, estamos certos de que na lista que se segue não faltam excelentes propostas.

10 lugares incríveis para quem quer viajar em janeiro


Zanzibar

Zanzibar

Este arquipélago paradisíaco do Oceano Índico pertence à Tanzânia, e é composto por duas ilhas, muitas vezes referidas como as “Spice Islands”, devido ao facto de aqui serem cultivadas muitas especiarias.

Mar de um azul turquesa difícil de descrever de tão intenso que é, areia branca e fina, palmeiras e população amistosa: o que se pode pedir mais numa viagem para fugir ao nosso frio de janeiro?

Aqui, apesar do inglês estar quase sempre presente, a língua oficial é o swahili. E temos a certeza de que há uma expressão em swahili que conhece bem: hakuna matata! A célebre frase do filme Rei Leão significa algo como “tudo tranquilo”, “sem problemas” e resume a filosofia de vida dos habitantes da Tanzânia.

Tailândia

Templo em Chiang-Mai, Tailândia

Explorar cidades vibrantes e exóticas do Sudeste asiático parece-nos igualmente um bom plano de fuga ao nosso inverno. Não é novidade que a Tailândia é um destino de férias incrível, mas desta vez não são as praias que queremos destacar.

Banguecoque e Chiang Mai são os destinos tailandeses que propomos, para que contacte com a atmosfera genuína do país, a sua cultura e os seus sabores. Conte com ruas caóticas, templos budistas surpreendentes, palácios sumptuosos e restaurantes de rua com comida fabulosa. A cereja no topo do bolo? O Bazar noturno em Chiang Mai.

Indonésia

Bali, Indonésia

Ainda no continente asiático, há outro destino para onde apetece sempre viajar em janeiro: Bali, na Indonésia. Esta é uma ilha como poucas, pois não só oferece praias fabulosas, como está recheada de atrações culturais e paisagens inspiradoras, como os bonitos campos de arroz.

Ondas fantásticas para surfar, templos onde relaxar e refletir, quedas de água monumentais para apreciar, dança balinesa para aprender… não faltam coisas para ver e fazer na ilha mais badalada da Indonésia. Afinal, não foi à toa que este destino ficou em primeiro lugar na lista dos destinos de férias mais populares de 2017 do TripAdvisor.

Costa Rica

Costa Rica

Pura vida: este é o lema dos Costa Riquenhos, um povo abençoado, uma vez que o país que lhes saiu na rifa é um pequeno paraíso. Sabia que a Costa Rica não tem forças armadas e que se orgulha de ser um país com mais professores do que soldados, em que as bases militares foram transformadas em escolas?

Só por este espírito tão pacifista e progressista, já vale a pena visitar este país da América Central, mas isto é apenas um bónus. Na verdade, este é um destino que surpreende pela beleza e quantidade de paisagens naturais que oferece, desde praias fotogénicas a montanhas e florestas com uma fauna e flora exuberantes.

Ainda não está totalmente convencido? Então aponte a temperatura média da água do mar em janeiro na Costa Rica: 27º!

Austrália

Sidney

Sabemos que nas listas de quem gosta de viajar, a Austrália ocupa sempre um lugar cimeiro. A longa distância faz com que estas não sejam as férias mais baratas que se possam ter, mas vale a pena investir nesta experiência de vida na terra dos cangurus e do bumerangue.

Em Sidney, ficará de alma cheia ao visitar lugares emblemáticos como a praia Bondi, o edifício da ópera, a Tower Eye ou o Porto de Darling. Já em Cairns, no estado de Queensland, terá acesso à deslumbrante e inigualável Barreira de Corais.

Mas uma viagem à Austrália não ficaria completa sem uma visita ao mítico Ayers Rock, um lugar sagrado para os aborígenes e venerado pelos visitantes mais aventureiros, que podem escalar a enorme rocha.

Japão

Monte Fuji, Japão

E por que não começar o ano com um destino que é sinónimo de choque cultural? Se está a pensar numa viagem realmente diferente, aconselhamos-lhe o Japão. E não é preciso gostar de sushi para chegar ao fim desta aventura absolutamente rendido ao estilo de vida nipónico: a gastronomia japonesa é bem mais do que confeções minuciosas com peixe cru.

Tóquio, Kyoto e Osaka são cidades a não perder, assim como Hakone. Esta pequena cidade, que dista apenas 100 km da capital oferece uma vista maravilhosa do Monte Fuji, o que a torna uma paragem obrigatória. Templos e jardins maravilhosos combinados com edifícios vanguardistas e tecnologia de ponta: apenas um dos contrastes que o irá surpreender e fascinar neste périplo pelo país do sol nascente.

Nicarágua

Granada, Nicarágua

Voltamos agora à América para lhe propor um destino pouco habitual: a Nicarágua. Após décadas de instabilidade política, a Nicarágua mostra-se agora bastante apetecível aos turistas mais aventureiros, que valorizam os lugares menos massificados.

Não se detenha muito tempo na capital, Manágua, e privilegie as cidades encantadoras de Granada e Léon, com os seus edifícios históricos da época colonial e atmosfera descontraída.

E depois, há uma série de praias fantásticas – algumas são verdadeiros paraísos para os surfistas – ilhas e cenários naturais para explorar: San Juan del Sur, Popoyo, Lago Nicarágua, Corn Islands, Las Isletas, Vulcão Mombacho, Vulcão Cerro Negro, Ometepe e muito mais!

Miami

Ocean Drive, Miami

Subimos um pouco no mapa para nos deitarmos ao sol numa espreguiçadeira algures em Miami, essa cidade dos Estados Unidos onde se vive em clima de férias 365 dias por ano. Não é por acaso que o Estado da Flórida é o mais procurado por reformados abastados: aqui a meteorologia é bem simpática – à exceção de alguns furacões mais agrestes – e há inúmeras formas de se passar o tempo, desde logo nas excelentes praias ou nos inúmeros parques de diversões.

A arquitetura colorida e art déco do bairro histórico contribui para o charme desta cidade imortalizada pela série Miami Vice, onde não é difícil encontrar celebridades, nomeadamente em South Beach. Eis o American Way of Life servido com muitos cocktails, onde o ver e ser visto é uma atração tão ou mais emocionante do que as outras. Um destino a explorar com muito estilo.

Andorra

Andorra

Nem toda a gente que quer viajar em janeiro tem como objetivo fugir ao frio, certo? Então, para estes resistentes e para todos os amantes de desportos de inverno, seguem-se dois destinos bem apelativos, no que toca a férias na neve: Andorra e Cerler.

Andorra, um pequeno principado encravado entre o nordeste espanhol e o sudoeste francês, seduz mesmo aqueles que não querem deslizar pelos 300 km de pistas de esqui disponíveis.

Os Pirenéus cobertos de branco, as manchas de floresta e os charmosos chalés em pedra e madeira compõem um cenário encantador, onde não faltam lojas com preços atrativos, cafés, restaurantes e um variado leque de atividades ao seu dispor.

Cerler

Cerler, Huesca, Espanha

Outra sugestão a ter em conta para esta época do ano é a estância de neve de Cerler, nos Pirenéus espanhóis. Este é um ótimo destino para famílias e para quem começa a dar os primeiros passos no esqui e nos desportos de inverno.

Aqui irá encontrar vários serviços dedicados aos debutantes, como por exemplo os “Embaixadores” que, de forma gratuita, fazem visitas guiadas à estância, explicam como tudo funciona e tiram todas as sua dúvidas. Conte também com outros serviços de apoio, como lojas, bares e restaurantes, e uma agradável atmosfera de convívio.

Veja também: