Guia para a vida noturna em Berlim

A noite em Berlim tem muito para oferecer. A pensar em si elaboramos este guia, para que a vida noturna berlinense não tenha segredos por revelar.

Guia para a vida noturna em Berlim
Venha conhecer os encantos da noite berlinense

A capital da noite europeia é a capital alemã, e assim sendo, não é de estranhar que a vida noturna em Berlim seja uma experiência inesquecível. Há mais de uma década que os clubes berlinenses marcam as tendências da música de dança. 

Com preços bastante acessíveis, em comparação com outras grandes capitais como Paris, Londres ou Madrid, Berlim é um dos destinos favoritos dos "party people" que procuram as melhores festas e os melhores eventos da noite europeia.

Se os preços não são assustadores, já a política de admissão de alguns clubes é um verdadeiro teste à capacidade de superação de quem quer sair à noite. Em Berlim, mais que a roupa que se veste, é a atitude que conta. O segredo é estar descontraído e encarar as inevitáveis "negas" com um sorriso, porque em Berlim, motivos e locais para festejar não faltam...


Uma noite sem igual na Europa


Berghain, Friedrichshain

berghain

O Berghain é uma verdadeira instituição da vida noturna em Berlim. Localizado numa antiga central elétrica de Berlim Leste, este clube vai buscar o nome a uma combinação entre os nomes dos dois bairros onde se localiza: Kreuzberg e Friedrichshain.

Entrar no Berghain não é fácil. Os seguranças do clube são famosos pelo “exame” que fazem aos candidatos à entrada, “reprovando” a maioria apenas com um olhar de desdém. Mas chumbar uma noite na porta não quer dizer nada, talvez na noite seguinte, o porteiro lhe abra as portas com a maior naturalidade do mundo...

A pista principal é dedicada à eletrónica mais pesada, enquanto no primeiro andar, o bar Panorama tem uma banda sonora mais soft, com dance e disco. O preço de entrada varia consoante o evento ou a festa. Esteja atento à programação disponível no site.

Endereço: Am Wriezener Bahnhof – Friedrichshain – Berlim
Telefone: 030 2936 0210

Como chegar:
S-Bahn: Linhas S5, S7, S75, estação Ostbahnhof
U-Bahn: Linha U1, estação Warschauer Str.
 


House of Weekend

A dois passos da mítica Alexanderplatz fica o Haus des Reisens - facilmente reconhecido pelo seu letreiro da Sharp, um edifício que alberga um dos clubes mais concorridos da noite berlinense: o House of Weekend, uma das mecas da música de dança na vida noturna de Berlim.

A discoteca divide-se por duas pistas de dança, uma no 12.º andar e outra no 15.º, havendo ainda um terraço com zona lounge. Tanto o 12.º como o 15.º andar, têm vidros a toda a volta da pista, permitindo uma vista assombrosa sobre a cidade, e a oportunidade magnífica de ver o nascer do sol enquanto se dança até às primeiras horas do dia.

Os preços variam consoante a noite ou as festas. Há sempre consumo obrigatório e o preço das bebidas começa nos 4€.

Endereço: Alexanderstrasse 7 – Mitte – Berlim
Telefone: 030 2463 1676

Como chegar:
S-Bahn: Linhas S5, S7 e S75, estação  S+U Alexanderplatz
U-Bahn: Linhas U2, U5 e U8, estação S+U Alexanderplatz
 


Tresor, Mitte

tresor

Assombroso, imponente, tétrico, majestoso, inesquecível... Quem procura as avaliações dos clientes da provavelmente mais famosa discoteca de Berlim, encontra esta chuva de adjetivos que demonstram, que este lendário clube que abriu portas em 1991, não deixa ninguém indiferente.

Com a sua dimensão e localização, numa antiga fábrica na Köpenicker Strasse, e seu som progressista devotado às últimas tendências da música eletrónica, não surpreende que há décadas que seja uma referência no panorama noturno berlinense.

O Tresor divide-se em três partes: o House in Globus, a pista principal, que atrai multidões; o +4 Bar – onde se pode ver e perceber a antiga estrutura da fábrica, e o “Porão” – a que se acede por um impactante túnel de 30 metros de comprimento, que pode assustar os corações mais sensíveis. A discoteca tem consumo mínimo obrigatório, os preços dependem do dia e da festa.

Endereço: Köpenicker Strasse 70 – Mitte – Berlim
Telefone: 030 695 3770

Como chegar:
U-Bahn: Linha U8, estação Heinrich-Heine-Str.
 


Watergate, Kreuzberg

O Watergate é um dos clubes mais famosos da cidade, muito visitado tanto por berlinenses como por turistas. A banda sonora do Watergate é composta essencialmente por música de dança, destacando-se o techno e o house, como géneros mais representativos. 
A sua famosa pista, iluminada por um tecto colorido, é animada regularmente por alguns dos mais afamados djs da Europa e dos Estados Unidos.

Mas o verdadeiro encanto desta discoteca é a parede de vidro que permite uma deliciosa vista sobre o rio e a ponte de Oberbaumbrücke e a plataforma sobre as águas, sempre muito concorrida nas noites quentes de verão.

Endereço: Falckensteinstr. 49 – Kreuzberg – Berlim
Telefone: 030 6128 0394

Como chegar:
U-Bahn: Linha U1, estação Schlesisches Tor

 

Magdalena, Friedrichshain

magdalena

Durante anos este clube era conhecido como Maria. Mudou de nome algumas vezes até à sua atual denominação, mas nunca perdeu o seu encanto original. O Magdalena pode não ser um dos mais concorridos clubes da cidade, mas é ainda assim um marco na vida noturna de Berlim, muito por culpa da sua localização num bunker junto ao rio. Nunca dançou num bunker? Então não perca esta oportunidade...

Endereço: Alt-Stralau 2, 10245 Berlin, Alemanha
Telefone: 030 293641240

Como chegar:
S-Bahn: estações: Berlin Ostkreuz; Treptower Park




Kaffee Burger, Mitte

Não se deixe enganar pelo nome, no Kaffee Burger não se vai para beber um café, nem para comer um hamburger. Nesta “instituição” berlinense, dança-se, festeja-se e bebe-se, aproveitando cada noite como se fosse a última.

Este é um dos segredos deste bar, despretensioso, que tem bebidas em conta (começando em 2,5€) e um estilo muito próprio. A mistura de géneros musicais conquista muitos fãs, sendo um favorito dos turistas. Há lugar para tudo um pouco desde dança a indie rock, mas o alternativo é a norma, com algumas viagens no tempo, para reencontrar um velho sucesso que já não se ouvia há um bom par de anos...

Endereço: Torstraße 60, 10119 Berlim
Telefone: 030 28046495

Como chegar:
U-Bahn: Linha U2, estação Rosa Luxemburg-Platz

Veja também: