PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

10 Dicas infalíveis para uma vida organizada

Só vai conseguir uma vida organizada quando perceber que precisa de algum tempoe disciplina para a alcançar. As nossas dicas dão uma ajuda.

10 Dicas infalíveis para uma vida organizada
Mais organização, mais tempo para o que importa.

Dificilmente, ao fim de um dia, de uma semana ou, até mesmo, de um mês vai ter a vida organizada porque organizar é um processo, uma rotina que se vai instalando, acomodando, até que não consiga viver de outra forma. Se não nasceu com a organização no seu código genético, não desanime, é tudo uma questão de hábito, ou melhor, de criar novos hábitos para que tenha uma vida mais simples e organizada. 
 

10 Truques para ter mais tempo e viver melhor

 

1. Organização diária

Esqueça essa ideia peregrina de tirar um dia para organizar a casa, o escritório ou a vida. Não funciona. Assim que deitar os olhos no tamanho da tarefa vai desanimar e desistir. Para conseguir uma vida organizada tem que dar passos pequenos, especialmente se é um desorganizado crónico, fazendo um pouco a cada dia, 15 minutos, todos os dias. 

 

2. Não acumule papéis

Se precisa de organização na sua vida, é muito possível que tenha uma tonelada de papel a atrapalhar o caminho. Cartas por abrir, faturas por arquivar, propostas para ler, extratos por examinar, enfim, não acaba, verdade? Tem que adoptar um sistema e ser rigoroso. Separe as coisas por “para fazer”, “para ler” e “para arquivar” e tire 15 minutos por semana para tratar da papelada. 

 

3. Família organizada

Sejam cinco, três ou dois a viver aí em casa é preciso conciliar horários, definir tarefas, partilhar informação e para isso precisa de um espaço agregador onde todos possam registar e ver a informação. Pode ser um quadro na cozinha, o calendário do Google ou uma aplicação partilhada por todos, como o Evernote ou a Wunderlist.

 

4. Organize as finanças

Não há vida organizada sem as finanças na ordem e a única forma de o conseguir é seguindo o seu dinheiro como um falcão. Faça um orçamento mensal onde regista todas as suas entradas e saídas de dinheiro, sem esquecer nenhum cêntimo. Pode criar o seu próprio documento, num ficheiro Excel, ou usar uma das muitas apps disponíveis

 

5. Já sabe: destralhar!

Tal como no ponto anterior, para conseguir organizar a sua vida, não pode ter as gavetas e os armários cheios de tralha. Roupa que não veste, calçado que não serve, carteiras estragadas, utensílios que não usa, canetas que não escrevem e por aí fora. Separe os artigos por categorias: doar, vender, deitar fora e livre-se de tudo o que é supérfluo na sua vida que só está a ocupar espaço essencial na sua casa e na sua mente. Livre-se de tudo o que o atrasa e não faz feliz. Faça-o regularmente.

 

6. Anote tudo

Não é uma questão de ter ou não memória mas antes: para quê sobrecarregar a mente? Estar sempre a puxar pela cabeça para se lembrar de qualquer coisa não em nada a ter uma vida mais organizada. Anote tudo. Seja listas de tarefas, consultas médicas, aniversários, receitas, listas de compras, presentes, projetos, objetivos e por aí fora. Os smartphones e as milhares de apps disponíveis existem para isto mesmo. 

 

7. Planeie a semana

Tira 15 dias por semana para organizar os próximos dias. Não vale a pena revirar os olhos porque é a única forma de se manter organizado. Defina prazos, horários e objetivos a cumprir, planeie reuniões, as ementas semanais, as saídas e, mais importante do que tudo, cumpra. Quando isto já estiver bem implementado na sua vida, vá mais longe e planeie objetivos mensais e anuais.

 

8. Um lugar para cada coisa

Cada coisa no seu lugar. Este é o princípio base da organização do qual já falámos muitas vezes. A sua vida será muito simples e organizada se seguir esta dica. Caixas, latas, cestos e frascos são os seus melhores amigos nesta tarefa. Guarde tudo num lugar específico e, se for necessário, acrescente etiquetas para melhor identificar as coisas (afinal, é muito possível que não viva sozinho).

 

9. Não procrastine

É mais fácil dizer do que falar, nós sabemos, mas faça um esforço. Quanto mais demorar para fazer uma tarefa, não só está a perder tempo precioso, como a acumular trabalho e, pior, a adicionar uma carga de ansiedade e stress para o seu dia que são completamente desnecessários e evitáveis. Se tem dificuldade em manter-se concentrado por longos períodos, informe-se e adopte a técnica pomodoro no seu dia a dia.

 

10. Delegue

Pois, deixamos para o fim aquela que pode ser a dica mais difícil de cumprir. Acredite quando lhe dizemos que as pessoas bem sucedidas e organizadas não carregam às costas todas as responsabilidades do mundo. Seria impossível alcançar o que quer que fosse assim. Olhe para a sua lista de tarefas, descubra aquela que pode sair do seu plano e passe-a a outra pessoa.

Veja também: