Vila de Rei: roteiro até à Aldeia do Xisto de Água Formosa

O concelho de Vila de Rei tem uma beleza natural que vale a pena conhecer. Fique com o nosso roteiro até à Aldeia do Xisto de Água Formosa.

Vila de Rei: roteiro até à Aldeia do Xisto de Água Formosa
Ideias para a próxima escapadela

Está já a pensar numa escapadela para um fim-de-semana prolongado, ou mini-férias? Damos-lhe a conhecer Vila de Rei, localizada no distrito de Castelo Branco, numa zona de interesse geográfico e natural imenso, onde também se inclui a Aldeia do Xisto de Água Formosa.

Vila de Rei é o concelho e também o nome da freguesia onde está incluída esta aldeia. Consulte o nosso guia para visitar um tesouro da Beira Baixa, conheça os pontos de interesse, forme um roteiro de atividades e saiba também onde comer e ficar.

Vila de Rei: roteiro de pontos de interesse

Centro Geodésico de Portugal e Museu

Se dobrar um mapa de Portugal, simetricamente, em quatro partes, o ponto de união é Vila de Rei. Estamos então no Centro Geodésico de Portugal, no Picoto da Melriça. Um local particularmente simbólico, onde, junto ao monumento que marca o local, pode apreciar uma paisagem sem igual. No horizonte, em dias limpos, consegue ver as Serras da Estrela e de São Mamede. Está exatamente a meio do país.

centro geodesico

A acompanhar está o Museu de Geodesia, que dispõe de uma exposição permanente para quem quiser perceber melhor este facto geográfico. O museu está aberto de quarta a domingo.

Museu Municipal

Se visitar Vila de Rei ao fim-de-semana não deixe de passar pelo Museu Municipal, que recria uma casa agrícola típica do século XIX. O destaque está nas candeias de azeite, nas ferramentas para retirar água do poço e até nas camas, cujos colchões eram construídos com partes do milho.

Castro de S. Miguel

Nos limites do concelho está localizado o Castro de S. Miguel, um marco do Neolítico, monumento nacional. É um dos primeiros vestígios de presença humana conhecida nesta região. Dentro da planta quadrada, destacam-se os limites do que terão sido habitações. Tome nota que terá de fazer uma parte do percurso a pé para chegar ao Castro.

Água Formosa: onde os carros não passam

Integrada no Programa das Aldeias do Xisto e pertencente a Vila de Rei, Água Formosa localiza-se a sensivelmente 10 km do Centro Geodésico. As casas e as estruturas comunitárias, em xisto, estão construídas numa encosta, em cujo vale corre a ribeira da Galega.

Esta aldeia fica especialmente marcada pela existência de fornos a lenha antigos. Deve o seu nome à fonte de água que brota da encosta onde se impõe e que prova que a vida da aldeia renasceu nos últimos anos. Pertence ao grupo de Aldeias do Xisto do Tejo-Ocreza.

ALT agua formosa

Pode visitar a Fonte de Água Formosa, o Lagar de azeite da Ferrugenta (que utiliza a energia da água) e fazer compras na loja Aldeias do Xisto de Água Formosa. A vida na aldeia é toda feita a pé, não circulam automóveis pelas ruas.

No Caminho do Xisto de Água Formosa

Uma sugestão no nosso roteiro é o Caminho do Xisto de Água Formosa, focado na descoberta das ribeiras. Num total de 7,4 km, é um percurso circular plano que aproveita antigos trilhos de moleiros e agricultores. Este percurso passa pela Aldeia onde podem ser admiradas as construções. Além do contacto com espécies de flora, é um excelente percurso para o avistamento de alguns animais da zona como o guarda-rios. O grande requisito é trazer calçado confortável.

Quando: Sábados e domingos durante a primavera
Duração: cerca de 4 horas
Preço: 10€ por pessoa (mínimo de 2 participantes)

Faça a sua reserva em bookinxisto.com >>

Onde comer

Restaurante Santo Amaro

ALT sopa de peixe

Perto de Vila de Rei, mas já na Sertã, encontra o Restaurante Santo Amaro. Em ambiente intimista, pode aproveitar a gastronomia regional e o marisco, que tornam este restaurante uma escolha de muitos. Coma uma boa sopa de peixe do rio, os tradicionais maranhos e bucho recheado e, para sobremesa, cartuchinho de Cernache.

Morada: Rua dos Bombeiros Voluntários, 6100-750, Sertã
Horário: Quinta a Terça, das 12h-15 e das 19h-24h

Faça a sua reserva em bookinxisto.com >>

Restaurante Ponte Velha

ALT maranho e bucho

Também na Sertã, junto à ponte filipina, pode provar as especialidades típicas da região. Neste restaurante é famoso o cabrito estonado, além dos típicos maranhos e bucho. Termine com tigelada beirã, acompanhada por um medronho de Oleiros.

Morada: Rua dos Bombeiros Voluntários, 6100-750, Sertã
Horário: Terça a Domingo, das 12h-15 e das 19h-23h

Faça a sua reserva em bookinxisto.com >>

Onde ficar

Não perca a oportunidade de ter uma estadia tranquila durante a sua escapadinha a Vila de Rei e a Água Formosa. Pode ficar alojado na Casa Nascente. Não se vai arrepender!

Veja também: