O vinagre é o melhor aliado na limpeza: saiba porquê

É sabido que muitos ingredientes que temos em casa são ótimos para limpezas. Mas sabia que o vinagre é um excelente aliado na limpeza? Dizemos-lhe porquê.

O vinagre é o melhor aliado na limpeza: saiba porquê
Sabia que tem em casa um poderoso agente de limpeza?

Quase todos temos em casa pelo menos um tipo de vinagre e, provavelmente não sabia, mas o vinagre é um excelente aliado na limpeza. Aliás, à semelhança de outros ingredientes que também são produtos de limpeza, o vinagre pode ajudar com aquelas nódoas mais difíceis.

Razões que fazem do vinagre um super aliado na limpeza


O que é o vinagre?

Alguma vez provou vinho que ficou passado, como se costuma dizer? Se já, sabe que isso é vinho que passou por uma segunda fermentação. Mas para que seja mais claro, voltemos atrás: à produção do vinho.

Para se produzir vinho, o açúcar tem de ser convertido em álcool num processo conhecido como fermentação. A partir do momento em que se abre uma garrafa de vinho que estava selada, ou mesmo se a rolha de cortiça tiver sido comprometida, acontece um segundo tipo de fermentação É durante este processo que o álcool é transformado em ácido acético, o principal composto do vinagre.

Apesar do ácido acético não ser o único composto do vinagre, é o que torna o vinagre ácido. Na verdade, com um pH de 2,4, o vinagre branco destilado é um ácido muito forte, mais ácido do que o café ou um sumo de laranja, no entanto, menos ácido do que o suco gástrico.

vinagre limpezaFonte: Guia da Semana

Qual é o vinagre certo para usar em limpezas?

Dezenas de diferentes tipos de vinagre provêm deste processo de fermentação dupla: o balsâmico vem de uma mistura única de uvas do sul da Itália, vinagre de vinho tinto ou vinho branco, vinagre de maçã da cidra de maçã, vinagre de arroz do arroz… Poderíamos dar diferentes exemplos.

A única exceção é o vinagre branco, que geralmente é feito de ácido acético produzido em laboratório e combinado com água. O vinagre branco é o mais ácido, o que pode torná-lo num potente aliado para as limpezas em casa, sendo que pode também torná-lo muito forte para alguns tipos de limpeza. Neste caso em que pode ser diluído com água ou mesmo com algo mais suave, como vinagre de maçã.

Como funciona o vinagre?

Graças à sua acidez, o vinagre é um excelente aliado nas limpezas, mesmo contra a sujidade mais difícil. Use-o para retirar resíduos de cola deixada por adesivos, para deixar vidros e espelhos a brilhar, dar brilho a um piso ou a um armário já sem graça e sem vida.

Mesmo na roupa, em nódoas difíceis, pode recorrer ao auxílio do vinagre. Nódoas difíceis como manchas nas roupas de transpiração das axilas, nódoas de relva, desaparecem com a ajuda do vinagre, pois também elas contêm alguma acidez, o que faz com que desapareçam na presença de outro ácido.

Para lavar vidros e espelhos, por exemplo, pode usar vinagre diluído em água e com a ajuda de um jornal, pois não deixa marcas e os seus vidros ficam com um aspeto exemplar.

Já uma pasta de vinagre e bicarbonato de sódio pode dissolver manchas de vinho tinto. O vinagre pode até eliminar as nódoas de urina de cães e gatos de tapetes ou outros panos e, como bónus, ajuda também a manter os animais longe de alguns lugares onde não quer que eles vão, graças ao seu cheiro forte. Aliás, os usos do vinagre para limpeza são tantos, que vai ficar espantado por não ter pensado nisto antes.

vinagre para limpezas

Quando não usar vinagre?

Como em tudo, há um reverso da medalha: deve ter alguns cuidados, por exemplo, em usar vinagre, que é muito concentrado, em tecidos delicados e em superfícies de pedra natural, como o granito ou a mármore. O vinagre, graças à sua elevada concentração e acidez, pode mesmo danificar os tecidos e dar um ar desgastado à pedra natural.

Há ainda quem use o vinagre como um desinfetante, no entanto, deve ser feito com muito cuidado, pois não há provas que indiquem que o vinagre elimina alguns agentes mais nocivos, como é o caso das salmonelas.

Veja também: