Como usar vinagre para tirar a caspa

A caspa é um dos problemas de pele mais comum, mas que não deixa de ser desconfortável. Saiba como usar vinagre para tirar a caspa.

Como usar vinagre para tirar a caspa
Experimente estas técnicas naturais

Se sofre de caspa, está provavelmente farto/a de encontrar “floquinhos de neve” nos ombros, especialmente quando usa roupa escura. A caspa é um problema que afeta o couro cabeludo e que é bastante comum. Aprenda a combater este problema com um remédio caseiro, usando vinagre para tirar a caspa.

Além da parte mais visível do problema, também é comum sofrer de ligeiras comichões e até inflamações bastante desconfortáveis. A existência de caspa, ou dermatite seborreica, está ligada ao excesso de oleosidade no couro cabeludo. Pode ser provocado por fungos e bactérias, quando o cabelo está mal lavado, pela má alimentação ou até por perturbações no sistema nervoso: ansiedade ou stress podem provocar caspa.

Há sempre pessoas com mais tendência do que outras para desenvolver caspa. Sendo que é um fungo chamado malassezia que produz a caspa, pode recorrer a tratamentos caseiros ou usar um desinfetante natural e bastante acessível para combatê-lo.

Saiba mais sobre o uso do vinagre, sobretudo se já está cansado de usar as imensas opções disponíveis no mercado, sem solução.

vinagre

Usar vinagre para tirar a caspa: sugestões

O vinagre é uma grande ajuda no combate à caspa. Como tem propriedades anti-fúngicas e antibacterianas, este vai ajudar a restabelecer o equilíbrio químico do couro cabeludo e a combater este fungo que provoca a caspa.

Tente usar sobretudo vinagre de maçã, muito por causa do aroma. Vinagre de vinho pode ser também demasiado ácido para estar em contacto prolongado com a pele.

Tem duas opções de tratamento com vinagre para tirar a caspa

1. Molhe bolas de algodão pequenas em vinagre e aplique pelo couro cabeludo, dividindo o cabelo em partes. Deixe atuar por 2 minutos e lave o cabelo normalmente;

2. Depois da lavagem normal (de preferência com água mais fria do que o habitual), aplique um pouco de vinagre ao longo da raíz dos cabelos e deixe secar.

Para ajudar no combate à caspa usando o vinagre, tente não usar água demasiado quente para lavar a cabeça, porque a água quente resseca o couro cabeludo, que vai produzir mais óleo para se proteger e consequentemente, mais caspa.

Quando usar amaciador, condicionador ou máscara de cabelo, evite também colocar muito próximo da raiz do cabelo. Além dos produtos químicos, estes produtos também estimulam a produção de sebo.

Veja também: