Vinagre: 4 tipos e 5 utilizações fora da caixa

Sabia que o vinagre elimina manchas de suor e até pode manter a sua casa livre de maus odores? Não perca tempo, saiba mais sobre este produto.

Vinagre: 4 tipos e 5 utilizações fora da caixa
Saiba como aproveitar todas as características do vinagre

O vinagre é um dos temperos de cozinha mais usados em todo o mundo e tem a sua origem na palavra francesa “vinaigre”, que significa “vinho azedo”. A verdade é que, segundo os especialistas, o vinagre é obtido através dos processos de fermentação alcoólica e acética de líquidos de origem agrícola (como é o caso do vinho de uva, da maça ou da cidra) através do micoderma-aceti, um microrganismo presente na atmosfera.

Depois do processo de fermentação, é o ácido acético o responsável pelos níveis de acidez presentes no vinagre (que varia sempre em função do grau alcoólico do produto agrícola que deu origem ao produto final).

Tipos de vinagre

Sendo um produto versátil, existem diversas variedades de vinagre.

De vinho

vinagre

Este vinagre pode ser feito a partir de vinho tinto ou branco e é dos mais utilizados na Europa Central e do Sul. Por norma, é um vinagre bastante ácido e que passa por um processo de fermentação de dois anos. Muito utilizado para temperar alimentos.

Balsâmico

balsamico

Excelente para molhos de saladas e para temperar legumes, o vinagre balsâmico tem origem nas regiões italianas de Modena e Reggio Emilia. Este é vinagre de vinho da casta Trebbiano e passa por um processo de fermentação de 10 anos em barris de madeira;

De arroz

arroz

Tem origem japonesa e resulta dos processos de fermentação do cereal do qual retira o nome. É um vinagre com baixa acidez e é usado para pratos agridoces e até para o sushi.

De fruta e de sidra

maçã

Estes vinagres têm origem na fermentação de fruta e de sidra. Este último é bastante utilizado na Europa do Norte e é rico em vitaminas C, A, B e potássio. Com baixa acidez, o vinagre de sidra é utilizado para temperar carnes e peixe.

5 utilizações fenomenais do vinagre

Da cozinha até a métodos de limpeza, o vinagre tem diversas aplicações. Explicamos as cinco formas mais incríveis para utilizar este produto:

1. Aroma fresco, todos os dias

O vinagre pode ajudá-lo a livrar-se dos cheiros incómodos dentro de casa. Para tal basta deixar na zona da casa pretendida, durante a noite, uma tigela de sopa com vinagre branco destilado. Na manhã seguinte vai sentir a diferença.

2. Manchas de suor, nunca mais

Para eliminar as manchas amareladas de suor basta deixar a peça de roupa de molho em água misturada com vinagre.

3. Evite a geada

Está a ler bem: se limpar o para-brisas do carro com vinagre vai evitar que, nas noites mais frias, sejam formadas camadas de geada. Experimente, não se vai arrepender.

4. Insetos? Nem vê-los

O vinagre é um bom repelente de mosquitos e de formigas. Comprove por si mesmo.

5. Produto de limpeza simples e barato

Já sabemos que o vinagre pode ajudar a eliminar maus odores. Sabemos, ainda, que ajuda a desengordurar os utensílios de cozinha, a limpar azulejos e janelas e a desinfetar a sanita (devido à sua acidez pode matar os germes que se acumulam neste local).

Ajuda a eliminar o bolor que se forma nas banheiras (aplique vinagre no local desejado durante 30 minutos e depois limpe com um pano seco), a eliminar os depósitos de minerais da cabeça do chuveiro (basta deixar esta peça dentro de um saco de plástico com vinagre durante uma noite e passar por água fresca no dia seguinte) e do ferro de engomar (encha este utensílio com partes iguais de água e de vinagre. Depois de acionar o botão do vapor deverá desligar o ferro de engomar e esvaziar o depósito do mesmo. Deixe secar e, de seguida, poderá utilizar o seu ferro de engomar sem o risco de manchar a roupa).

Agora que já sabe que o vinagre pode muito bem ser o seu melhor amigo dentro de casa, passe à ação. Vai valer a pena.

Veja também: