Vinho de cereja: aprenda a fazer esta deliciosa receita

Sabia que pode preparar vinho de cereja em casa, ou reinventar a receita e usar as mais deliciosas bagas e frutas? Dê um sabor original a sua bebida.

Vinho de cereja: aprenda a fazer esta deliciosa receita
A bebida dos deuses - deliciosamente saudável

Sabia que pode fazer vinho em casa? Sim, pode mesmo e o melhor é que será uma bebida aromática, natural e sem qualquer aditivo químico – para além não exigir muito esforço (requer apenas uma dose de paciência).

O vinho caseiro não tem grandes mistérios e pode ser uma bela experiência para os apaixonados por cozinha. Aqui vai aprender a fazer vinho de cereja – uma deliciosa tradição italiana que tem dado que falar.

Vinho de cereja: como fazer?

É verdade que este vinho – ou qualquer outro – não fica pronto da noite para o dia e pode exigir paciência, mas também é uma realidade que a sua confeção não dá grandes trabalhos. Mesmo que o vinho fique pronto apenas em alguns meses, apostamos que beber da sua própria receita caseira é uma experiência inesquecível – e vai chamar a atenção de qualquer visita.

Pode utilizar as cerejas do seu próprio jardim, ou comprá-las, mas certifique-se de que são maduras (ou quase). Prepare esta bebida deliciosa em casa e use a imaginação. Para além das cerejas, o seu vinho caseiro pode ser feito de framboesas, ameixas, uvas, peras e – até – maçãs. Parece incrível? Mas, é possível. Tome nota do nosso passo a passo e invista neste pequeno projeto culinário.


Vinho de cereja

vinho-de-cereja

Ingredientes

1kg de cerejas (sem caroço)
500gr de açúcar (em xarope)
1 litro de vinho tinto
250ml de uma bebida alcoólica à escolha

Modo de preparação

  1. Numa jarra de vidro (com tampa), coloque camadas de cerejas sem caroço cobertas com açúcar. Faça camadas até chegar ao topo da jarra.
  2. Isole a abertura da jarra com uma película aderente e feche com a tampa. Pode, por exemplo, usar uma garrafa com fecho de pressão.
  3. Coloque a jarra num sítio onde apanhe sol (terraço, varanda ou janela) e deixe repousar por 45 dias. Mexa a jarra diariamente, mas não em excesso.
  4. Após seis semanas, com o sumo pronto, tem início a produção do vinho. Para cada quilo de cerejas com xarope de açúcar, deve adicionar 1 litro de vinho e 250 ml da bebida alcoólica escolhida. A mistura deve fermentar por um período de 5 a 6 meses.
  5. Após a fermentação, esmague as cerejas e coe tudo com uma peneira fina. Poderá usar toalhas de papel absorvente para eliminar qualquer resíduo.
  6. Engarrafe o seu vinho e sirva fresco, com gelo e folhas de hortelã, ou à temperatura ambiente – tal como o seu vinho habitual.

Veja também: