Visa Vs. Maestro

Visa vs. Maestro. Saiba quais as diferenças entre estas duas marcas de cartões de crédito.

Visa Vs. Maestro
Qual a diferença?

São milhões os cartões de crédito e/ou débito a circular todos os dias em Portugal. O ‘dinheiro de plástico’ veio para ficar e a utilização de cartões, pela sua segurança e outro tipo de operações financeiras que oferece, como meio de pagamento por excelência é uma realidade indesmentível. O Visa e Maestro são duas das marcas de cartões de pagamento disponíveis em Portugal (tal como a Multibanco, American Express, MasterCard, Visa Electron, entre outros).
No entanto, sabe o que diferencia estas diferentes marcas. Embora as semelhanças sejam muitas, existam também diferenças. Saiba quais as diferenças entre Visa e Maestro.
 

Visa Vs. Maestro - o que os distingue

A principal diferença (ou se preferirmos, a diferença basilar) entre Visa e Maestro é que a primeira é um sistema de pagamento através do qual são efetuadas as operações a crédito (tal como a MasterCard — a quem pertence a Maestro —, e a American Express), enquanto a segunda é umas das marcas de pagamento para identificar os sistemas de pagamento nos quais são efetuadas as operações a débito (tal como, por exemplo, o Multibanco e Visa Electron — pertencente ao Visa).

Assim, tanto a Visa como o MasterCard são consideradas redes de processamento de pagamentos, amplamente aceites em todo o mundo. Ou seja, a função ou marca Maestro é atribuída (usada para identificar) somente aos cartões de débito da MasterCard, assim como a Visa tem a Electron para a mesma função (usada para identificar os cartões de débito da marca Visa). Por outro lado, às ‘rivais’ Visa e MasterCard é atribuída a função de crédito (cartão de crédito, que permitem efetuar pagamentos através de crédito anteriormente contratado com o prestador de serviços de pagamento emitente). 

Deste modo, a diferença entre Visa e Maestro advém muito das características inerentes ao respetivo tipo de cartão (débito — Maestro; ou crédito — Visa). Por exemplo, o cartão de crédito é aceite na maior parte dos países; tem um plafond (crédito) associado e pode implicar juros (além dos encargos, também inerentes ao cartões de débito). Já o cartão de débito não é aceite em alguns países e não disponibiliza uma linha de crédito. 

Saiba ainda que existem cartões que integram duas ou mais marcas de pagamento, denominados cartões multimarca.


Veja também: