Visa vs. Mastercard

Visa ou Mastercard? Conheça quais as diferenças entre duas das principais redes de pagamento com cartões de crédito.

Visa vs. Mastercard
Qual a diferença?

Ao optar por adquirir um cartão de crédito uma das escolhas que está em equação é a de qual o sistema de pagamento que pretende: Visa vs. Mastercard.

Na realidade, existem outras, mas estas são as duas principais redes de pagamento com cartões de crédito. E é precisamente por esta ideia que deve começar uma comparação para perceber qual a diferença entre o Visa e o Mastercard, ou seja, ambas são redes/métodos de pagamento e não cartões, quem emite cartões são os bancos ou outras instituições de crédito. Assim, são estes últimos que definem questões como as taxas de juro, anuidades, comissões ou benefícios. As redes de pagamento competem é para estarem associadas a cartões dessas instituições bancárias. Deste modo, entre Visa vs. Mastercard são muito mais as similitudes que diferenças, mas elas existem.
 

Visa vs. Mastercard: as semelhanças

Ambas têm a sua fundação nos Estados Unidos da América. Sendo as duas maiores companhias de sistema de pagamento, Visa e Mastercard são aceites em praticamente todos os países e lojas/estabelecimentos comercias, mesmo que online. Além disso, estas redes de pagamento são muito idênticas numa preocupação, a proteção do consumidor, tanto no que respeita a fraude ou de roubo de identidade, como de seguro de automóvel ou de viagem ou até de proteção nas compras. Ambas também possuem, muitas vezes, benefícios associados a descontos em hotéis ou companhias aéreas, por exemplo.

 

As diferenças

Visa e Mastercard diferem precisamente nesses tipos de regalias. Eis algumas características da identidade ou habitualmente associadas a cada uma delas:
 

Visa

  • Fundada em 1970. Tem sede em San Francisco;
  • Por norma, têm melhor cobertura para benefícios associados ao seguro de aluguer de automóveis que a Mastercard. No entanto, é uma vantagem que não está disponível em todos os países.
 

Mastercard

  • Fundada em 1966. Tem sede em New York;
  • Habitualmente, a Mastercard oferece, em alguns dos seus cartões, proteção no retorno de dinheiro, enquanto a Visa não fornece este serviço.  

No que concerne aos cartões dourados ou associados, os principais benefícios estão relacionados com serviços de assistência pessoal (por exemplo, poupar tempo aos clientes), tais como: acesso a bilhetes para espetáculos, reservas e recomendações de restaurantes e hotéis.

 

Em conclusão:

Os principais benefícios do Visa ou Mastercard estão associados às vantagens concedidas em alguns serviços. A escolha pode depender daquilo que mais interessa a cada um. Sendo que, mais importante ainda, são os juros que nada têm a ver com Visa ou Mastercard, mas sim com os bancos.
 
Veja também: