Vitamina A: por que é tão importante?

A primeira letra do alfabeto dá nome a um dos mais importantes micronutrientes para o ser humano. Saiba tudo sobre a vitamina A.

Vitamina A: por que é tão importante?
Procure pelos termos retinóide e carotenóide

A vitamina A é indispensável para o crescimento do organismo humano. É responsável pela divisão das células e respetiva proliferação, sendo fundamental nas várias fases da nossa vida.

Este micronutriente é encontrado nos alimentos de origem vegetal e animal como carotenóide e retinóide, respetivamente, sendo que ambas as partículas são convertidas em vitamina A pelo corpo humano.

Benefícios da vitamina A

Além da importante contribuição para o crescimento, a vitamina A tem como principais funções a manutenção da saúde da visão (ao proteger a córnea), da pele, do cabelo, o fortalecimento do sistema imunitário e também ajuda a garantir o bom funcionamento dos órgãos reprodutivos.

Esta vitamina tem também um importante função antioxidante, protegendo alguns órgãos do desenvolvimento de células cancerígenas, ao mesmo tempo que contribui para a prevenção do envelhecimento precoce e de doenças do foro cardiovascular.

sumos vitamina

Onde encontrar?

São inúmeros os alimentos em que encontra vitamina A:

  • Vegetais como a cenoura, a couve, os espinafres, o agrião, o tomate, a batata doce e a abóbora;
  • Fruta como a manga, a papaia, o damasco;
  • Ovos, especialmente a gema;
  • Leite de vaca e outros laticínios;
  • Fígado de vaca.

Além destes exemplos, pode compensar deficiências de vitamina A com o uso de suplementos alimentares, receitados por médicos ou nutricionistas, como por exemplo, óleo de fígado de bacalhau ou óleo de peixe (atualmente encontrado em cápsulas), entre outros.

Tenha em atenção que as doses variam consoante a fase da vida: normalmente, a necessidade deste micronutriente vai aumentar com o crescimento, apesar de bebés na fase inicial do crescimento também terem uma necessidade grande desta vitamina. A partir dos 14 anos, a necessidade da vitamina aumenta em ambos os sexos, e aumenta ainda mais em casos de gravidez.

suplemento

Consequências da falta de vitamina A

Uma alimentação equilibrada garante-lhe a dose de vitamina necessária no dia-a-dia. Se tiver necessidade de suplementos, é importante que esse acompanhamento seja feito por ordem médica para não tomar vitamina em excesso.

Alguns dos sintomas da falta de vitamina A são, por exemplo: problemas notáveis na capacidade visual (como dificuldade em adaptá-la a lugares escuros), cegueira noturna, lesões na pele, infeções frequentes nos sistemas respiratório e digestivo, por exemplo. Estes sintomas são completamente reversíveis, ao equilibrar os níveis deste micronutriente no organismo.

Veja também:

Júlia Rocha Júlia Rocha

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, sempre se deu bem com os livros, teclados de computador e canetas. A importância da palavra escrita num mundo tecnológico, aliada à história, ao cinema, literatura e televisão, são os seus maiores campos de interesse.