Volantes desportivos: tipos, formatos e preços

Os volantes desportivos possuem um design mais arrojado e facilitam a condução, pois conferem mais firmeza.

Volantes desportivos: tipos, formatos e preços
Preços dos volantes desportivos variam

O volante consiste num aro circular que é manipulado pelo condutor do automóvel e cujo movimento de rotação é convertido em movimentos para as rodas. Atualmente, os volantes desportivos fazem muito sucesso entre os adeptos do tuning automóvel mas são já também um item indispensável para os carros que têm uma carroçaria mais desportiva.

Se está a pensar mudar o seu volante tradicional para um modelo mais desportivo, deixamos aqui algumas dicas para escolher o mais adequado para o seu carro.

Volante

Dicas para comprar volantes desportivos

Tipo de modelo

Existem diversos modelos de volantes desportivos, com detalhes, tamanhos e preços variados. Como tal, deverá primeiro perceber qual o tipo de volante indicado para o seu automóvel.

Há volantes desportivos para todos os gostos e tipos de modelos de automóveis. Normalmente, um volante desportivo tem como função melhorar a aparência do interior do automóvel, mas também ajudar a ter uma condução mais firme, uma vez que confere ao veículo mais firmeza nas manobras.

Volante

Cubo para volante

Também é importante relembrar que o cubo é uma peça indispensável para a instalação do volante desportivo. Esta peça pode ser vendida em conjunto ou em separado do volante. Convém confirmar qual o tipo de cubo que tem no seu automóvel.

Volante

Formato do volante

O formato dos volantes desportivos é diferente dos volantes tradicionais. Alguns volantes desportivos possuem botões que são usados para diversas funcionalidades, como por exemplo, para ligar uma luz ou acionar um Booster.

Existem volantes com três ou quatro braços, em pele, de cores diferentes. Embora sejam visualmente diferentes e mais atrativos, é importante relembrar que o mais importante é que estes volantes sejam seguros. Como tal, o volante deve ter um formato que ajude nas manobras e facilite a condução do carro, garantindo a segurança dos passageiros.

Volante

Volante deve ser colocado por um mecânico

Uma vez que esta peça é extremamente importante para que consiga ter uma condução segura, deverá ser colocada por mecânico da sua confiança que perceba como se instala um volante.

Relembramos ainda, que ao mudar o volante do carro, este irá perder a garantia atribuída pelo fabricante de automóveis.

Volante

Preço do volante

Os preços dos volantes desportivos também variam. Se fizer uma pesquisa pela Internet irá encontrar diversas lojas de acessórios para carros onde é possível comprar (ou apenas ter uma ideia) dos preços dos volantes desportivos.

Existem volantes desportivos desde 40€ mas os preços podem chegar, facilmente, aos 300€.

Veja também: