Windows 10: As melhores funcionalidades

Já saiu o Windows 10. Quer conhecer algumas das melhores funcionalidades oferecidas pelo novo sistema operativo da Microsoft?

Windows 10: As melhores funcionalidades
Há novidades muito boas no novo Windows!

Chegou, viu e venceu. Apesar de algumas críticas menos positivas, o Windows 10 está aí para durar. A nova versão do sistema operativo da Microsoft junta o que de melhor se fez no Windows 8 (segurança e rapidez ao iniciar) ao que existia de melhor no Windows 7 (fácil de usar, linhas renovadas). E conseguiu ainda dar um passo em frente ao assumir-se multiplataforma. Há algumas funcionalidades que tem de conhecer. Nós dizemos-lhe quais são.
 

5 funcionalidades do Windows 10 que tem de conhecer

 

1. Cortana

A assistente que existia no Windows Phone também já mora no mundo dos computadores. Pode usufruir dos serviços da Cortana para saber novidades sobre o tempo, definir alarmas ou notas, enviar emails, encontrar ficheiros… até ouvir anedotas! Caso tenha conseguido configurar bem a sua nova assistente pessoal basta dizer “Hey Cortana” que ela vai “responder-lhe”. Agora, basta dar-lhe uma ordem e… voilá! Pode demorar a se habituar mas a Cortana vai poupar-lhe imenso trabalho daqui para a frente!

 

2. Menu Iniciar

O menu iniciar está mesmo de volta, mais personalizável do que nunca e junta o melhor de vários mundos! Para além do rápido acesso a algumas funcionalidades importantes e aos programas mais utilizados também é possível organizar os famosos “live tiles” ou “azulejos” da forma que quisermos.

 

3. Stream de jogos

Para os entusiastas dos jogos da Xbox, nunca foi tão fácil fazer uma stream. A integração entre o seu computador e a sua consola foi pensada para que tudo seja facilitado. Já pode jogar e mostrar aos seus amigos como é que lhe andam a correr os jogos.

 

4. Ambientes de trabalho virtuais

Alguns estudos afirmam que trabalhar com dois monitores aumenta a produtividade do trabalho. O que aqui acontece e o que o novo Windows 10 pretende oferecer é a capacidade de ter dois ambientes de trabalho num só computador, daí a virtualidade dos mesmos. Ora, acreditamos que não é isto que vai aumentar a sua produtividade mas é, efetivamente, um grande avanço em termos de organização. Se era daquelas pessoas que mantinha abertos imensos programas ou imensas abas numa mesma janela do seu browser, esta funcionalidade é ideal para si. Para aceder à mesma basta carregar num dos novos botões da barra de tarefas, no canto inferior esquerdo, ou pressionar as teclas Windows e tab, ao mesmo tempo.

 

5. Sensor Wi-Fi

O novo sensor Wi-Fi disponibilizado pelo Windows 10 pode ser bom para algumas pessoas e uma dor de cabeça para outras. Mesmo assim, decidimos incluir esta funcionalidade na lista das melhores funcionalidades do novo Windows. O que é este sensor Wi-Fi e o que faz? É algo criado pela Microsoft para que não tenha mais de se preocupar em repetir mil e uma vezes a palavra passe da sua rede sem fios. Caso um dos seus contactos do Facebook, Skype ou Outlook se aproximar da rede que você está a utilizar, este terá imediato acesso à sua rede sem ter que lhe pedir a password. É bom? É mau? Você é que decide.


Veja também: