AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Windows ou Mac por profissão: 4 aspetos a ter em conta

Não há resposta mágica e acaba por ser uma questão de preferência pessoal. Ainda assim damos-lhe algumas dicas para escolher Windows ou Mac por profissão.

Windows ou Mac por profissão: 4 aspetos a ter em conta
Está na dúvida? Nós ajudamos

Windows ou Mac por profissão? Na hora de escolher um computador adequado às nossas necessidades surge muitas vezes a dúvida sobre qual a melhor marca para aquilo que pretendemos. A oferta é muita, as diferenças entre hardware, software, design e preço também, e torna-se difícil comparar entre modelos.

Quando falamos de optar por um equipamento que tenha as melhores características de acordo com a profissão que desempenhamos as dúvidas ainda são maiores. E, se à equação juntamos a escolha entre um PC com Windows ou um Mac, os argumentos dos defensores de cada marca são tantos que ainda podem confundir mais do que ajudar.

Os apologistas do Mac, da Apple, defendem que estes computadores são mais seguros, têm melhor design e melhor usabilidade. Os que preferem o Windows, da Microsoft, argumentam com as questões ligadas ao preço, à compatibilidade de software e à maior escolha existente.

Se é certo que associar Windows ou Mac por profissão é difícil, também é certo que, por exemplo, o uso de Mac está muitas vezes ligado a profissões criativas, como o design, a edição de vídeo e som, enquanto o Windows é o mais escolhido para escritórios de áreas mais convencionais, como, por exemplo, os de contabilidade ou gestão.

Respostas certas não há. Mas deixamos-lhe alguns aspetos a levar em conta quando vai escolher um novo computador.


Windows ou Mac por profissão: questões a ponderar

Qualquer escolha vai depender das características que mais valoriza num computador, do uso que lhe pretende dar e daquilo que pretende gastar.



1 - Design

Desde o início que a Apple se empenhou em fazer dos seus produtos bonitas peças de design, sendo um dos elementos distintivos da marca. Já a aparência dos computadores com Windows depende muito de fabricante para fabricante. Embora ultimamente as diferenças entre os Mac e os outros computadores se venha esbatendo nesse aspeto, quem valoriza o design normalmente opta por um Mac. Por outro lado, no caso dos PC, acaba por ter mais modelos diferentes à escolha.



2 - Objectivo

Escolher entre Mac e Windows vai depender daquilo que quer fazer com o seu computador. Se a sua profissão exige apenas navegação na internet, a criação de documentos de texto e a utilização de uma biblioteca multimédia, o tipo de sistema operativo não vai fazer grande diferença.

Em termos profissionais, os Mac são tradicionalmente associados às indústrias criativas e ao âmbito mais artístico, pelo software disponível, enquanto o Windows está, por norma, mais ligado aos ambientes empresariais e escritórios.



3 - Segurança

A segurança deve ser um aspeto a ter em conta quando escolhe o seu computador para uso profissional. Como mais de 90% dos utilizadores mundiais usam Windows, os PC possuem maior risco de ser atacados por vírus e outras ameaças. Embora as versões mais recentes sejam cada vez mais seguras, ainda apresentam um maior risco quando comparadas com o Mac. Apesar de serem mais seguros, convém realçar que os Mac não estão imunes a ataques de hackers e de vírus.



4 - Preço

Este será um dos factores que acabará por influenciar mais a sua decisão. Os Mac são bem mais caros do que os PC com Windows quando se procura comparar computadores com capacidades semelhantes. Mas nem sempre os equipamentos são comparáveis. A valorização do computador vai mesmo depender das suas necessidades.

Se só o vai usar para navegar na internet e editar texto não faz sentido comprar um Mac quando há inúmeros PC com Windows, a preço muito inferior, que terão capacidade para isso.

De forma sucinta, a escolha entre o Windows ou Mac por profissão vai depender muito das suas preferências pessoais. Se tem dinheiro para gastar e gosta de design escolha um Mac. Se quer ter acesso a maior variedade de software e só pretende dar um uso básico ao equipamento, levando em conta a relação custo-benefício, escolha um PC com Windows.

Veja também: