Windows Phone vs iOS

Windows Phone vs. iOS. Os dois sistemas operativos já se encontram dentro do ringue preparados para a luta. Qual deles vai conseguir vencer? Faça já a sua aposta.

Windows Phone vs iOS
Mais uma guerra de sistemas operativos no E-Konomista

Qual foi a sua escolha? Nesta comparação de Windows Phone vs. iOS pode ser difícil declarar um vencedor. E apesar do mundo olhar apenas para o sistema operativo da Apple e para o Android, a Microsoft já provou ter algo a dizer.

A Microsoft ainda tem um longo caminho a percorrer dentro do mundo dos smartphones. Enquanto a plataforma Android continua a dominar o mercado e o iOS também vai mantendo os fãs satisfeitos, o Windows Phone encontra-se perfeitamente acomodado no terceiro lugar, mesmo depois de ter adquirido a Nokia.
 

O novo Windows 10

Bem, parece que tudo pode mudar ainda este mês. Porquê? Prepare-se para o lançamento do Windows 10, um sistema operativo que pretende revolucionar o mundo tecnológico. O código pelo qual foi desenvolvido dá para PC’s, portáteis, smartphones, tablets… dá para tudo! Até para a Xbox. Uma plataforma unificadora dos vários dispositivos eletrónicos que tem em casa. Para além disso, a Microsoft anunciou que já inventou uma ferramenta capaz de transformar aplicações de Android e iOS em aplicações para Windows. Ainda teremos que esperar para ver mas o argumento de que o Windows Phone não tem tantas aplicações como os outros dois parece ter os dias contados.

 

Assistente Pessoal

Tal como a Siri para o iOS, o Windows Phone também tem uma assistente pessoal. Chama-se Cortana e é capaz de fazer a maior parte das tarefas que, geralmente, são exigidas. Pode pedir à Cortana para ligar a alguém, para saber o tempo, para definir um alarme, para procurar alguma coisa…


Veja também: As melhores apps para Windows Phone

 

Interface

Em relação à interface, há quem considere o Windows Phone muito melhor, mais limpo, mais organizado e intuitivo. Gostos pessoais não se discutem mas, na nossa modesta opinião, o Windows Phone não fica nada atrás do iOS. O menu principal, porém, é completamente diferente. O design proposto pela Microsoft é bastante minimalista com as famosas “live tiles”. Pequenos “azulejos” bastante uniformes e também interativos, isto é, mudando a aparência para apresentar diferentes informações.

 

Segurança

Tanto iOS como Windows Phone (ao contrário do Android) são softwares de código fechado, isto é, não é qualquer pessoa que pode produzir aplicações para os sistemas operativos. Embora haja um claro decremento de aplicações em relação ao popular Android, a segurança aumenta imenso.


Depois de termos comparado o Windows Phone e o Android aqui, podemos agora dizer que o iOS e o Windows Phone são mais parecidos do que aquilo que a grande parte da opinião quer fazer parecer. Mas teremos de esperar para ver todas as novidades que a Microsoft nos reserva no dia 29 de julho.
Quem ganhou a “guerra”? Ninguém. Foi empate técnico. Cabe a si desempatar tendo em conta a sua preferência.


Veja também: