Wraps ou pão: qual será o mais saudável?

Na busca pelos alimentos mais saudáveis, por vezes questionamo-nos sobre qual será a melhor opção: wraps ou pão. Descubra os segredos destes alimentos.

Wraps ou pão: qual será o mais saudável?
Quem é que consegue resistir a um wrap?

O wrap surgiu no nosso mercado há alguns anos e comemo-lo de várias formas. Seja em restaurantes, que os servem como uma refeição; nos postos de abastecimento, onde são equiparados a sandes; ou em casa, para fazer um belo burrito ou umas fajitas.

A verdade é que o wrap parece ser uma boa alternativa ao pão, que por vezes não é tão saudável como gostaríamos. De qualquer forma, a dúvida mantém-se. Por qual devemos optar? Wraps ou pão?

Wraps ou pão: as mil e uma variedades

O pão dispensa apresentações. Comemo-lo desde pequenos, seja em forma de sandes ou para aproveitar o molho daquela refeição suculenta. E cada vez mais surgem variedades de pão, numa tentativa de manter as pessoas interessadas no tradicional produto.

Ele são pães de sementes, pão de mistura, de alfarroba e até de beterraba. Mas mesmo com todas estas variedades, o pão continua a conter alguns ingredientes que por vezes gostaríamos de não ingerir, como o glúten. Poucas são as alternativas livres de ingredientes indesejados. E quando as encontramos costumam ser caras.

pao bread

Tal como o pão, os wraps, na maioria das vezes, são servidos como sandes. Têm uma base simples, cujo principal ingrediente é a farinha. Mas, como todos os produtos, não pode ficar por aí. Por isso, inova-se, acrescentando ingredientes como espinafres ou pó de tomate, para lhe dar outro aspeto, sabor e cheiro.

Começámos por ver os wraps como uma opção mais saudável do que o pão, até porque costumava ser servido com vegetais, carne com um aspeto saudável e parecia “transpirar” saúde. Mas hoje em dia já vemos muitos wraps com outro tipo de ingredientes, como molhos que sabemos que não são os nossos melhores amigos.

Ingredientes à parte, talvez o wrap não seja assim tão merecedor da sua reputação saudável.

Wraps vs pão

wraps

Aparentemente, os dois alimentos são semelhantes, tanto na função como na forma como são feitos, tirando o facto de que o pão deve levedar, o que lhe dá o volume.

Ambos têm pouca fibra, vitaminas e minerais, mas o pão acaba por ganhar nos valores nutricionais. Normalmente, um wrap tem mais calorias do que duas fatias de pão. Quanto ao sódio, a escolha entre wraps ou pão volta a recair sobre o último, porque os níveis nos wraps são mais elevados. Para pessoas com doenças em que o sal em excesso faça mal, como a pressão arterial alta, o wrap acaba por ser uma pior escolha.

Outros ingredientes pouco saudáveis, como gorduras trans, podem constar da composição dos wraps, por isso veja sempre de que é que estes são feitos antes de decidir entre wraps ou pão.

Como escolher wraps

wraps

Se entre wraps ou pão gosta mais dos primeiros, saiba como escolher os que serão menos prejudiciais para a sua saúde, os enganos que podem estar por trás dos que parecem mais saudáveis e qual a melhor forma de os combinar. Para isso, preste atenção às indicações seguintes:

  • Oléo hidrogenado – é uma gordura trans comummente utilizada na confeção de wraps. Evite os que o contêm;
  • Integrais – entre um wrap normal e um integral, escolha o segundo, que tem mais fibra;
  • Outros ingredientes saudáveis – mesmo que os wraps tenham ingredientes como espinafres, não pense que isso os torna mais saudáveis, porque a sua percentagem relativamente aos outros ingredientes é tão baixa, que não lhe acrescenta valor nutricional;
  • Calorias – se conseguiu encontrar os wraps mais saudáveis, não “compense” com um recheio demasiado calórico. Abuse antes dos legumes no lugar do queijo e molhos;
  • Quantidade – às vezes temos a ilusão de que o wrap é algo que não enche assim tanto.

Pense duas vezes antes de comer de uma assentada um wrap que, claramente, podia alimentar duas pessoas ou ser comido em duas refeições em vez de uma.
Há ainda a opção de comprar wraps sem glúten, quer sejam feitos de arroz, millet, quinoa ou farinha de milho. Como têm valores nutricionais diferentes, analise bem esses números, caso isso lhe faça diferença.

Agora que já tem toda a informação sobre estes dois alimentos, já sabe o que deve analisar com atenção quando estiver indeciso entre comprar wraps ou pão. É fundamental que sejam deliciosos mas, acima de tudo, tenha atenção aos ingredientes que qualquer um deles contém.

Veja também: