Bacalhau assado com broa: Receitas das Aldeias do Xisto

As receitas das Aldeias do Xisto são um património gastronómico único, com sabores inconfundíveis. Saiba como se cozinha o bacalhau assado com broa.

Bacalhau assado com broa: Receitas das Aldeias do Xisto
Saiba como cozinhar esta iguaria

Há várias receitas das Aldeias do Xisto que nos deixam de água na boca! São sabores únicos, tradicionais, que refletem a história destes povoados encantadores. De facto, o património gastronómico das Aldeias do Xisto não deixa ninguém indiferente. Conheça uma dessas receitas: bacalhau assado com broa.

“receitas-xisto”

Receitas das Aldeias do Xisto: bacalhau assado com broa

Ingredientes

  • bacalhau
  • broa
  • alho
  • azeite
  • 1 folha de louro
  • 1c. de sopa de vinagre

Modo de Preparação

1. O bacalhau é colocado de molho.
2. Depois, é assado na brasa lentamente. Nas mesmas brasas, e ao mesmo tempo, é assada a broa.
3. O bacalhau é lascado e posto sobre a broa assada e partida aos bocadinhos.
4. À parte, numa frigideira põe-se bom azeite, alho às rodelas, uma folha de louro, um acrescento de vinagre e frita-se.
5. Após a fervura, rega-se com este molho o bacalhau e a broa, e acompanha com batata cozida ou migas.

Onde saborear esta iguaria

Restaurante Fiado

restaurante

fiado

Pode saborear este delicioso prato de bacalhau assado com broa no Restaurante Fiado, localizado na Aldeia do Xisto de Janeiro de Cima, Fundão. De arquitetura contemporânea, apresenta um interior requintado e cuidado, proporcionando aos seus visitantes agradáveis momentos num ambiente acolhedor e descontraído. Considerado uma referência gastronómica do concelho do Fundão, as suas propostas fazem a viagem valer a pena.

Apresenta uma cozinha bem portuguesa, homenageando os pratos tradicionais e regionais. Oferece ótimas iguarias para quem sabe apreciar uma mesa devidamente composta. Desafie a sua família para um agradável almoço ou reúna os seus amigos num memorável jantar. O Restaurante Fiado espera por si, para lhe oferecer os pratos mais genuínos, tradicionais e inesquecíveis.

O anfitrião é Bruno Ladeira, que é de uma aldeia perto de Janeiro de Cima, e que conhece bem a região e a sua gastronomia.

Poderá reservar o seu lugar à mesa plataforma de booking das Aldeias do Xisto >>.

A aldeia: Janeiro de Cima

aldeia xisto

Localizado na margem esquerda do Zêzere, Janeiro de Cima, uma aldeia histórica, situa-se numa área quase plana, rodeada por plantações agrícolas. As casas em xisto, com seixos redondos e brancos na fachada, são encostadas umas às outras, distribuindo-se pelas ruas sinuosas da aldeia. As primeiras casas da aldeia cresceram em redor da Igreja Velha, e é dali que saem um conjunto de ruas estreitas e orgânicas, de fisionomia própria, que se vão articular com becos e ruelas, pátios e quelhas, numa estrutura medieval de grande valor patrimonial.

Aqui encontrará a Casa das Tecedeiras, que lhe trará ao pensamento a memória do tempo, a Capela de São Sebastião, edifícios particulares dos séculos XVII-XVIII, a Igreja Velha, a Roda de Janeiro, o Tear Gigante, a Barca ou a Igreja Nova, entre muitos outros atrativos, entre os quais a beleza natural da região.

Onde ficar

Casa Cova do Barro

casa

cova

Reconstruída a partir de uma propriedade agrícola, esta casa divide-se em dois pisos servidos por escadas ou elevador. Com um ambiente muito descontraído e familiar, a Casa Cova do Barro tem quatro quartos duplos, uma suite e uma sala de convívio e de refeições equipada com uma agradável lareira que, nas noites mais frias, acompanha uma partida de snooker.

Os hóspedes têm acesso aos produtos e frutas da horta. A cozinha está totalmente equipada e dá acesso ao espaço envolvente da casa, com churrasqueira e esplanada junto ao jardim. Aqui pode-se começar o dia da melhor forma, tomando um revigorante pequeno almoço, repleto de sabores locais. Outros serviços da casa são: serviço de quartos, lavandaria, aluguer de bicicletas e aconselhamento e informação sobre locais a visitar.

Ver alojamento >>

Prove a receita genuína de bacalhau assado com broa das Aldeias do Xisto, num restaurante de referência, e conheça esta aldeia encantadora, ingredientes que, em conjunto, o farão querer regressar a este paraíso do interior centro do país.

Veja também:

 

Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.