Receitas das Aldeias do Xisto: cabrito assado no forno

Saiba como se cozinha o saboroso cabrito assado no forno das Aldeias do Xisto e aproveite para saber onde poderá saborear este prato.

Receitas das Aldeias do Xisto: cabrito assado no forno
Saiba mais sobre este prato e a respetiva região

As Aldeias do Xisto têm um património gastronómico repleto de sabores. O cabrito assado no forno faz parte das iguarias desta região do interior centro de Portugal. Conheça, pois, esta fantástica receita e tome nota dos restaurantes serranos onde a pode saborear.

“receitas-xisto”

Cabrito Assado no Forno das Aldeias do Xisto

Ingredientes

cabrito
rodelas de chouriço
1 pouco de presunto
alho
azeite
batatas
colorau
louro
picante
pimenta
sal
vinho branco
vinho tinto

Modo de preparação

1. O cabrito deve ser temperado no dia anterior, com alho, sal, louro, colorau, picante, pimenta e ficar em vinha-de-alhos desse dia para o outro
2. No dia seguinte, parte-se o cabrito em quatro partes e coloca-se numa assadeira com a vinha-de-alhos.
3. Já na assadeira, o cabrito é temperado com azeite, vinho tinto e vinho branco, sendo migado com bocadinhos de presunto e chouriço.
4. À volta, colocam-se batatas descascadas, grandes.
5. Numa assadeira à parte colocam-se batatas descascadas pequeninas, regadas com o mesmo molho que foi utilizado para o cabrito.
6. Para não arrefecerem, as batatas pequeninas, depois de assadas, são postas por cima do forno.
7. O cabrito assa lentamente e, a meio da assadura espreita-se para ver como está. Quando se apresenta a carne lourinha, volta-se.
8. Acompanha com as batatas assadas, arroz branco e esparregado de nabos.

Onde comer

Restaurante Santo Amaro

restaurante

Localizado na Sertã, o Restaurante Santo Amaro, oferece um ambiente intimista e requintado, com menus de exceção e um serviço de excelência, no coração das Aldeias do Xisto. Inspirado no nome do santo invocado na capela situada nas proximidades, o restaurante Santo Amaro é a escolha indicada para quem aprecia a boa gastronomia regional, e também o marisco.

Além do cabrito assado no forno, o seu cardápio também é reconhecido pela sua deliciosa sopa de peixe do rio, pelo bacalhau com molho d’oliva, pelos maranhos à moda da Sertã e pelos cartuchos de amêndoa à moda de Cernache. Com água na boca? Reserve aqui o seu lugar à mesa >>

Onde se localiza

Sertã

sertã

Pertencente ao Distrito de Castelo Branco, a Sertã localiza-se num vale xistoso, numa área florestal em que predomina o pinheiro bravo, o eucalipto e a oliveira. É banhada por duas ribeiras: a Ribeira da Sertã (Ribeira Grande) e a Ribeira do Amioso (Ribeira Pequena). Todo o oeste do concelho é delimitado pelo Rio Zêzere.

Onde ficar

Convento da Sertã Hotel

convento hotel da sertã

convento da serta hotel

O Convento da Sertã Hotel é um boutique hotel de charme. Nos quartos modernos e elegantes, espreita-se para o jardim, e no horizonte vislumbra-se o pinhal, num sossego absoluto, tipicamente vivido nas Aldeias do Xisto. Há quem venha para namorar, vislumbrar a natureza, ler um livro, escrever, à procura de atividades de exterior, para aproveitar o Espaço das Evasões, ou simplesmente pela gastronomia.

O Convento da Sertã Hotel é ideal para qualquer viajante que queira descobrir um Portugal genuíno, com uma beleza paisagística de cortar a respiração! Recentemente, ganhou um prémio internacional, sendo distinguido como um dos “25 Melhores Pequenos Hotéis” da Europa e o melhor em Portugal. Venha conhecer esta jóia do centro do país. Faça aqui a sua reserva >>

Casa Cova do Barro

janeiro-de-cima

janeiro-de-cima

Localizada na belíssima Aldeia do Xisto de Janeiro de Cima, esta casa tem todas as comodidades de que precisa para relaxar e desfrutar da região.Um quarto para duas pessoas, com acesso a todos os espaços comuns, ronda os 60€/noite. E agora que o calor está quase a chegar, vai adorar espraiar-se perto da piscina. Faça aqui a sua reserva >>

Veja também:

 

Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.