Receitas das Aldeias do Xisto: sopa de peixe

A sopa de peixe é um dos pratos mais populares das Aldeias do Xisto. Saiba como cozinhar este prato tradicional.

Receitas das Aldeias do Xisto: sopa de peixe
Prove esta saborosa sopa

As Aldeias do Xisto oferecem-nos este delicioso prato tradicional, que faz as delícias de quem o prova! Conheça a sopa de peixe das Aldeias do Xisto.

“receitas-xisto”

Receita de sopa de peixe

Ingredientes

1 kg de peixe do rio
barbos
bogas
1/2 kg de pão
3 cebolas grandes
1 kg de tomates
1 dl de azeite
oregãos ou poejos
coentros
4 dentes de alho
1 folha de louro
Sal

Modo de preparação

1. Faz-se um refogado com o azeite, as cebolas, os tomates, o louro, os alhos e uma pitada de sal.
2. O peixe é amanhado e cortado às postas se for grande, se for pequeno fica inteiro.
3. Depois do refogado estar no ponto, junta-se água que, só quando estiver a ferver, recebe o peixe, os orégãos e os coentros.
4. Depois do peixe estar um bocadinho a ferver, tira-se para um prato.
5. Cortam-se fatias de pão para uma terrina e lança-se, para cima das fatias, a água onde cozeu o peixe, com tudo que nela está.

Onde provar este prato

Restaurante Santo Amaro

restaurante santo amaro

Localizado na Sertã, o Restaurante Santo Amaro, oferece um ambiente intimista e requintado, com menus de exceção e um serviço de excelência, no coração das Aldeias do Xisto. Inspirado no nome do santo invocado na capela situada nas proximidades, o restaurante Santo Amaro é a escolha indicada para quem aprecia a boa cozinha portuguesa, incluindo o marisco.

restaurante santo amaro

O anfitrião é Emanuel Marçal. Acompanhou desde muito cedo os negócios da família e isso conferiu-lhe uma grande preparação para os desafios que hoje a Santos & Marçal enfrenta. Além de estar muito ligado à área da restauração, sob a sua égide encontra-se a parte financeira e económica da empresa. Faça a sua reserva >>

Sertã

sertã

Pertencente ao Distrito de Castelo Branco, a Sertã localiza-se num vale xistoso, numa área florestal em que predomina o pinheiro bravo, o eucalipto e a oliveira. É banhada por duas ribeiras: a Ribeira da Sertã (Ribeira Grande) e a Ribeira do Amioso (Ribeira Pequena). Todo o oeste do concelho é delimitado pelo Rio Zêzere.

Onde ficar

Convento da Sertã Hotel

convento hotel da sertã

O Convento da Sertã Hotel é um boutique hotel de charme. Nos quartos modernos e elegantes, espreita-se para o jardim, e no horizonte vislumbra-se o pinhal, num sossego absoluto, tipicamente vivido nas Aldeias do Xisto. Há quem venha para namorar, vislumbrar a natureza, ler um livro, escrever, à procura de atividades de exterior, para aproveitar o Espaço das Evasões, ou simplesmente pela gastronomia.

convento hotel da sertã
O Convento da Sertã Hotel é ideal para qualquer viajante que queira descobrir um Portugal genuíno, com uma beleza paisagística de cortar o fôlego!

Ver alojamento >>

Prove esta maravilhosa receita de sopa de peixe e encante-se com a beleza as Aldeias do Xisto!

Veja também:

 

Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.