Yoga para crianças: benefícios e locais para praticar

A prática de yoga traz muitos benefícios, inclusive aos mais pequenos. Consulte alguns locais onde pode levar os seus filhos para fazer yoga para crianças.

Yoga para crianças: benefícios e locais para praticar
Confira a lista dos locais e benefícios desta prática para os mais novos

O yoga para crianças traz inúmeros benefícios para os mais novos e é cada vez mais procurado por pais de todo o país. Saiba onde e como inscrever o seu pequenote em algumas das melhores escolas do país. 


6 ótimas escolas de Yoga para crianças


Sunshine Yoga

Especializada na prática e formação de yoga para bebés, crianças e crianças com necessidades especiais, tanto em ambiente escolar como com as famílias, a escola Sunshine Yoga, em Lisboa, tem diferentes níveis consoante as idades dos alunos: Yoga Baby (dos 2 meses aos 3 anos), Yoga Kids (dos 3 aos 12 anos) e Yoga na Escola (dos 12 meses aos 12 anos). A Sunshine Yoga tem também a turma de Yoga Special Kids (dos 3 aos 12 anos) para crianças com necessidades educativas especiais. 



Babyoga

De portas abertas desde 2005, a Babyoga diz ser “a primeira escola em Portugal especializada na prática de yoga com bebés, crianças e famílias”. A escola já formou mais de 150 professores, que dão aulas de yoga para crianças – Babyoga, dos 0 aos 4 anos, e Playoga, dos 5 aos 12 anos – em vários locais espalhados pelo país. A partilha de amor, compreensão, respeito e muita diversão são alguns dos princípios que fazem parte das aulas de yoga para crianças da Babyoga



Premayoga

Localizado em Oeiras, o estúdio Premayoga disponibiliza aulas de yoga para crianças e bebés a partir das seis semanas e até aos 10 anos. Procura-se que seja através de histórias, música, jogos e relaxamento que as crianças aprendam como viver em sociedade, respeitando a natureza, os animais e todos os seres que os rodeiam. 



Confederação Portuguesa do Yoga

A Confederação Portuguesa do Yoga tem vários centros espalhados por todo o país e disponibiliza um número de atividades bastante vasto, entre as quais as aulas de yoga para crianças. A confederação defende que “as crianças nascem com capacidades tanto psíquicas como corporais extraordinárias, têm uma enorme flexibilidade, e apresentam um ótimo sentido auditivo e visual”, o que faz com que estejam plenamente aptas à prática do yoga.



Escola de Yoga de Leça

Em Leça da Palmeira também há aulas de yoga para crianças e bebés dos 3 aos 12 anos. A modalidade Kiddyoga aproveita as técnicas do yoga clássico aliando-as a atividades, jogos, histórias, músicas e arte, explorando as habilidades da crianças e contribuindo para um desenvolvimento mais harmonioso e holístico. 



Lotus Studio

Garantindo com um dos principais benefícios a capacidade de gerir as emoções, o Lotus Studio, no Porto, defende que o yoga para crianças é essencial para um crescimento saudável e feliz. As posturas de yoga são ensinadas equiparando-as a animais e objetos, tendo sempre em atenção a respiração correta. A capacidade de concentração e relaxamento são outros dos aspetos trabalhados nas crianças. 



Benefícios do Yoga para Crianças

  • Ajuda a manter uma postura correta
  • Corrige maus padrões respiratórios
  • Desenvolve a coordenação física e motora
  • Estimula a criatividade e a autoconfiança 
  • Equilibra o sistema nervoso
  • Reforça o sistema imunitário
  • Promove a concentração e o relaxamento
  • Promove a disciplina

Veja também: